Home / Comunicação / Cultura e Fundeb trazem prefeitos paranaenses à sede da CNM

Notícias

10/03/2020

Compartilhe esta notícia:

Cultura e Fundeb trazem prefeitos paranaenses à sede da CNM

IMG 6274“Nós viemos pedir socorro”. O pedido foi feito pelo prefeito de Ibiporã (PR), João Toledo Colonieze, durante visita à sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta terça-feira, 10 de março. O alerta faz referência à busca de recursos para garantir a continuidade do trabalho desenvolvido pela área de cultura do Município.

As atividades culturais são diversas em Ibiporã, que conta com 55 mil habitantes. Uma delas envolve mais de 700 alunos em cursos da área, como dança, musicalização, cinema, artes, entre outros. “Atravessamos o exercício de 2019 com muita dificuldade financeira, por isso a expressão socorro. Nós precisamos de convênio para garantir a continuidade desses eventos que já realizamos. Precisamos de suporte da secretaria de Cultura e por isso viemos aqui na CNM”, disse o prefeito.

Na oportunidade, a analista técnica da área de Cultura da CNM, Ana Clarissa Fernandes, apresentou alternativas ao gestor na busca de recursos para serem aplicados na área. Um deles foi o edital de bandas, que vai distribuir 790 instrumentos de sopro para 158 conjuntos musicais com o objetivo de garantir a ampliação ou reposição instrumental desses grupos.

Outra alternativa apresentada pela analista técnica foi a de o prefeito buscar uma reunião com a Secretaria Nacional de Cultura, indicando a necessidade de se estabelecer convênio para investir no Município. Após o atendimento, o prefeito de Ibiporã concedeu entrevista para a Rádio CNM.

Estudo em cultura

A CNM promoveu uma pesquisa entre os mais de cinco mil Municípios para entender as demandas dos Entes locais na área – agora os dados estão sendo compilados. O estudo vai nortear as pautas prioritárias que necessitem de recursos oriundos do governo federal para sua execução. Além disso, a entidade promoveu um mapeamento nacional sobre consórcios públicos intermunicipais que atuam na área de Cultura. 

Educação

IMG 6321Em busca de sanar dúvidas sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o prefeito de Jesuítas (PR), Aparecido José Weiller Júnior, esteve também na sede da CNM na manhã desta terça-feira.

O gestor veio representando 54 Municípios do Paraná, já que também é presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop). “Todos os prefeitos e prefeitas estão se mostrando muito preocupados em relação a nova formatação do Fundeb. Nós temos na CNM a mão amiga, grande parceira que sempre buscamos instruções para que possamos levar aos companheiros”, disse.

Durante a visita, o prefeito foi recebido pelas analistas técnicas da área de Educação, Mônica Cardoso e Natália Cordeiro, que orientaram que esta é uma pauta que a CNM acompanha desde 2015. As analistas ressaltaram ainda que o presidente da CNM, Glademir Aroldi, esteva reunido durante a manhã com a deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), relatora da PEC do Fundeb na Câmara dos Deputados.

“O que podemos fazer para buscar uma melhora? A oportunidade é agora. Podemos rediscutir e estamos buscando esse entendimento e vamos levar a atuação da CNM para os demais prefeitos”, finalizou o prefeito em entrevista para a Rádio CNM.

Por: Lívia Villela
Fotos: Lívia Villela
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas