Home / Comunicação / Cúpula Hemisférica de Prefeitos reúne agências da ONU

Notícias

22/01/2020

Compartilhe esta notícia:

Cúpula Hemisférica de Prefeitos reúne agências da ONU

CNM

Duas reuniões ocorridas nesta terça e quarta-feira, 21 e 22 de janeiro, buscaram reforçar e diversificar a participação internacional na XIII Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais. O evento será realizado de 17 a 20 de março no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife. Faltando menos de dois meses, a equipe da Assessoria Internacional da Confederação Nacional de Municípios (CNM) esteve com cerca de 20 representantes do Sistema das Nações Unidas (ONU).

Na terça-feira, a reunião com as diferentes agências que compõem a ONU no Brasil teve como objetivo definir a participação de cada órgão na agenda da 13ª edição do evento. Os representantes mostraram-se interessados nos espaços físicos e temáticos da Cúpula, que, neste ano, tem como tema Cidades inovadoras para pessoas. A negociação com a ONU começou em abril do ano passado, e o interesse das Agências em contribuir para a construção do evento foi reforçada em diversos encontros. A reunião dessa semana foi para alinhar as expectativas da CNM em relação a essa participação e delimitar os próximos passos do evento que se aproxima.

Durante a conversa, foram abordados assuntos com os quais a ONU já trabalha no Brasil por meio de projetos e ações, alguns em parceria, e que gostaria que fossem abordados durante a Cúpula. Incluem-se aí os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – tema transversal na Cúpula –, desenvolvimento urbano, migração e refugiados, gênero, mobilidade urbana, alimentação saudável e convergências políticas. Por fim, eles aproveitaram para detalhar o formato dos estandes e das atividades paralelas que farão parte da programação no Pavilhão da Inovação.

Emvolvimento de Embaixadas
Outro destaque da semana foi a visita a sede da CNM doministro e Vice Chefe da Missão da Embaixada de Gana nesta quarta-feira. Acompanhado da primeira secretaria Cecilia Mills-Owoo, ele foi recebido pelas técnicas da Assessoria Internacional da Confederação Isabella Santos e Marvelis Farias. Elas destacaram que a Cúpula é um dos maiores eventos municipalistas do ano. Ao reunir 24 países do continente que compõem o movimento, ganha destaque na agenda internacional dos prefeitos e gestores locais do mundo todo.

Interessado em contribuir com o evento, bem como convidar autoridades de seu país, Peter Kobina Taylor solicitou que fosse enviada a programação e os convites formais para prefeitos e ministros ganeses. Na ocasião, parabenizou a entidade pela iniciativa e compartilhou o interesse em estabelecer parcerias com governos municipais.

As inscrições para a XIII Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais estão abertas e a agenda preliminar também está disponível no site.

Leia também
Agências da ONU confirmam participação na XIII Cúpula Hemisférica de Prefeitos

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas