Home / Comunicação / De Norte a Sul, prefeitos marcam presença na sede da CNM

Notícias

09/10/2018

Compartilhe esta notícia:

De Norte a Sul, prefeitos marcam presença na sede da CNM

09102018 prefeito de CachoeirinhaO que o prefeito de Cachoeirinha (RS) e o de São Domingos (SE) têm em comum? Os dois estiveram na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para esclarecer dúvidas e buscar alternativas para problemas comuns no dia a dia da gestão municipal. Áreas como Saúde, Finanças e Previdência foram consultadas pelos gestores municipais na manhã desta terça-feira, 9 de outubro.

Em comum também os dois gestores estão preocupados com o cumprimento do limite de gastos com pessoal, que é de 60% da receita corrente líquida – fixado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) – Lei Complementar 101/2000. Ambos relataram que, com o passar do tempo, a folha de pagamento das prefeituras vem ficando cada vez mais sobrecarregada.

“Estamos com dificuldades de fazer financiamento por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal, porque estamos acima do limite, e já vinha assim do governo passado, já chegamos a atingir 77% e agora estamos em 62% e precisamos diminuir”, contou o prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier.

O prefeito de São Domingos, Pedro Silva, relatou a mesma situação. “O Município de São Domingos está com o quadro de pessoal muito alto, fruto de reintegrações promovidas pelo tribunal de justiça do estado. E como a folha está alta a previdência do Município está ficando com o Fundo de Participação dos Municípios zerado. Estamos vivendo um verdadeiro caos”, contou, em conversa com a Agência CNM de Notícias.09102018 prefeito de São Domingos

Os dois prefeitos foram atendidos por técnicos da entidade. Além de orientações, eles falaram sobre a importância de os gestores se mobilizarem por pautas defendidas pela CNM que tramitam no Congresso Nacional e que poderiam aliviar a situação. Para isso, a entidade reiterou a necessidade de os gestores cobrarem dos parlamentares a aprovação dessas medidas.

Por: Mabilia Souza
Foto: Jefferson Viana


Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas