Home / Comunicação / Debate sobre cadeia produtiva do arroz reúne CNM e representantes do setor

Notícias

28/11/2018

Compartilhe esta notícia:

Debate sobre cadeia produtiva do arroz reúne CNM e representantes do setor

Ag CNMRepresentada pelo Prefeito de Tapes (RS), Silvio Rafaeli, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou de reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). No encontro, ocorrido nesta terça-feira em Brasília, os representantes do setor produtivo discutiram os problemas e buscaram as soluções para a cadeia do arroz.

As apresentações dividiram-se em três temas: o mercado de arroz, a promoção internacional do agronegócio e o panorama atual de tabelamento de fretes rodoviários. Em relação ao último assunto, destacou-se o impacto no custo de produção do setor rural. Segundo os membros do órgão consultivo, o tabelamento resultou no incremento de mais de 119% no custo do frete entre Sorriso (MT) e o porto de Santos, em São Paulo, por exemplo.

A Secretaria de Relações Internacionais do Mapa falou sobre o andamento das negociações comerciais realizadas nesse ano em âmbito internacional, destacando a ampliação das exportações brasileiras. E o prefeito Silvio Rafaeli chamou atenção para a importância da cadeia produtiva do arroz na economia dos Municípios. Em especial para Rio Grande do Sul, onde o grão configura uma das principais atividades econômicas nos Entes municipais.

Representação
A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz foi instalada em 19 de outubro de 2004, por meio da Portaria nº 49, de 22 de fevereiro de 2006. Segundo a pasta, o órgão consultivo é formado por 34 entidades representativas dos diversos segmentos ligados aos setores governamental e privado.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas