Home / Comunicação / Demandas municipais da área da Saúde são tratadas com ministro em reunião nesta quarta-feira

Notícias

28/02/2019

Compartilhe esta notícia:

Demandas municipais da área da Saúde são tratadas com ministro em reunião nesta quarta-feira

Ag CNMTécnicos da área da Saúde da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e uma comitiva de prefeitos de Sergipe estiveram reunidos com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta; e com a senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE) nesta quarta-feira, 27 de fevereiro. Os municipalistas abordaram no encontro questões relacionadas à situação do programa Mais Médicos; à atualização dos programas da atenção básica; às mudanças nos valores do Piso da Atenção Básica (PAB); aos consórcios públicos e à Portaria 3998/2018 que trata do Incremento Temporário do Teto da Assistência de Média e Alta Complexidade (MAC).

A CNM foi representada pelos técnicos Akeni Lobo e Carla Albert. Durante o encontro, o ministro mostrou o seu posicionamento sobre o aumento dos valores para procedimentos de câncer e o reordenamento do organograma do Ministério da Saúde com a criação da secretaria de atenção básica para tratar com maior enfoque os programas federais de atenção básica. Nesse sentido, ressaltou a importância da participação da CNM na construção conjunta e na elaboração de estudos referente ao ordenamento jurídico dos consórcios e à ampliação das suas práticas para os programas das áreas sociais.

O ministro acenou interesse em uma participação da CNM, que teria caminho com portas abertas para trabalhar com a secretaria de atenção básica. Em relação ao programa Mais Médicos, relatou que será liberado um novo edital com 1.800 vagas abertas e que os Municípios a serem contemplados nessa nova chamada serão os considerados entre o nível 4 e 8 na escala de criticidade.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas