Home / Comunicação / Deputado eleito pelo Maranhão, Gil Cutrim, visita à sede da CNM

Notícias

10/10/2018

Compartilhe esta notícia:

Deputado eleito pelo Maranhão, Gil Cutrim, visita à sede da CNM

TV CNMEleito pelo Maranhão como deputado federal para próxima legislatura, o ex-presidente da Federação das Associações de Municípios do Maranhão (Famem), Gilliano Fred Nascimento Cutrim, conhecido como Gil Cutrim, compareceu à sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na manhã desta quarta-feira, 10 de outubro. Ele foi recebido pelo diretor-executivo da entidade, Gustavo Cezário, e falou dos desafios enfrentados e da sua motivação de lutar em prol dos governos locais, no Congresso Nacional.

“O desafio maior foi perceber a falta e a escassez de recursos dos Municípios, e foi o que nos fortaleceu a buscar este mandato de deputado federal, com intuito de vir formar a bancada municipalista aqui no Congresso Nacional”, contou o candidato eleito no último domingo, 7 de outubro. Cutrim lembrou ainda que carrega consigo seis anos de mandato de prefeito da terceira maior cidade do Maranhão e presidente da entidade municipalista regional. “Vem na minha bagagem essa experiência de luta, de vida e de saber as dificuldades que existem nos Municípios”.

Dentre os diversos desafios, o representante maranhense mencionou a escassez de recursos e a burocracia “Todo esse sistema está ao inverso do que tem de ser feito para o fortalecimento do municipalismo”, completou. Nesse sentido, ele reforça que que vem a Brasília justamente com o intuito de busca ajudar os Municípios, não apenas do Maranhão, mas do país inteiro. Cutrim faz parte da renovação histórica do Parlamento brasileiro. Para ele, o fenômeno representa o sentimento de mudança do povo.

“Nessas nossas andanças e nos mais de 72 mil votos que tive no Maranhão, a gente pode perceber esse sentimento de mudança, de querer algo novo, algo que tenha ideias inovadores, algo tenha energia” relatou. O municipalista completou: “E é isso que vamos colocar, tanto a nossa juventude quanto a nossa experiência para buscar melhorar os índices sociais e econômicos do nosso país, consequentemente fortalecendo os Municípios”.

Pacto
Em relação à principal pauta municipalista, que é a reformulação do pacto federativo, Cutrim destacou: “essa foi uma das bandeiras que ele levantou durante a campanha, tanto a reforma do pacto federativo como a reforma tributária”. Ele entende que as medidas são fundamentais para desonerar o povo, as empresas e as indústrias, fazendo com que o recurso chegue onde de chegar, “na ponta, no Município”.

Durante sua visita a sede da entidade municipalista nacional, o diretor da CNM apresentou alguns materiais produzidos pela entidade, além de ter mostrado outras pautas prioritárias, além da reformulação do pacto, que serão trabalhadas no Parlamento a partir de 2019. O ex-presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, que está em Brasília, aproveitou a presença do futuro parlamentar para parabenizá-lo por sua eleição.  

Por: Raquel Montalvão
Foto: Jefferson Viana/Ag. CNM
Da Agência CNM de Notícias

 


Notícias relacionadas