Home / Comunicação / Desafios municipais para universalização do Suas são apresentados no Encontro do Congemas

Notícias

13/08/2018

Compartilhe esta notícia:

Desafios municipais para universalização do Suas são apresentados no Encontro do Congemas

Ag CNMEntre os dias 30 de julho a 1º de agosto, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) esteve no XX Encontro Nacional do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). O prefeito de Pirajuba (MG) e também membro da diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM), Rui Gomes, representou a entidade na abertura oficial do evento.

A área técnica de Assistência Social também esteve presente e acompanhou toda a programação. Neste ano, os três dias de debates estiveram voltados para “Os Desafios à Universalização do Suas (Sistema Único de Assistência Social) na conjuntura atual”, tema do encontro.

Como representante dos Entes municipais e das entidades representativas da gestão local, Gomes reforçou, na fala de abertura, a importância da atuação do movimento. Com as demais associações e federações municipais, a CNM vem, cada vez mais, se fortalecendo em busca de aportes financeiros aos Municípios.

O prefeito mineiro também destacou aos participantes uma das conquistas municipalistas deste ano de suma importância área de assistência social: o Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM), que repassou aos Entes locais R$ 400 milhões. Os recursos estão servindo para potencializar o cofinanciamento federal na execução dos serviços do Suas.

A CNM enxerga o Congemas como um grande parceiro, aliado nas demandas locais para o Suas e na política pública de assistência social executada pelos 5.560 Municípios. Por isso, a Confederação defende e apoio encontros como esse, que fazem com que os gestores pautem e busquem melhorias para sua gestão. Além disso, o evento é a oportunidade de reconhecer, tecnicamente, a realidade dos responsáveis, na gestão local, pela assistência social.

Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas