Home / Comunicação / Deslizamento de terra em Bairro de Salvador causa mortes e destruição

Notícias

11/05/2015

Compartilhe esta notícia:

Deslizamento de terra em Bairro de Salvador causa mortes e destruição

Gov. BaAs chuvas que caem em salvador desde abril, continuam causando vítimas fatais. Os deslizamentos mais graves deste fim de semana ocorreram no Bairro do Fiscal em Salvador. No mês de abril os deslizamentos causaram 15 vítimas fatais. As chuvas deste final de semana, continuam provocando deslizamentos, desta vez com mais quatro óbitos.
 
No sábado, 9 de maio, a Coordenadoria de Defesa Civil de Salvador (Codesal) enviou um alerta à população da Região Metropolitana da capital baiana para tomar cuidado com as chuvas fortes. Segundo boletim divulgado pelo órgão local, ocorreram 41 notificações, sendo seis de alagamentos de imóveis, cinco de ameaças de desabamento de imóveis, uma de ameaça de desabamento de muro, três de ameaças de deslizamento de terra, duas de desabamento de imóveis, uma de desabamento parcial, 22 deslizamentos de terra e uma infiltração.
 
Nas últimas 24 horas, choveu 131 mm no Alto do Peru, área com maior volume de chuvas, conforme levantamento dos pluviômetros espalhados pela cidade. Para se ter uma ideia, o esperado para todo o mês de maio era de 359,9mm, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta localidade choveu 36,3% do esperado para o mês em toda a cidade. Em outra parte da cidade conhecida como Caminho das Árvores, o volume pluviométrico foi de 33,06% do estimado para Salvador durante o mês de maio.
 
Causas
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulga algumas das principais causas para o aumento dos danos e dos prejuízos causados por desastres decorrentes de deslizamentos de terra.
 
As ações de prevenção devem ser prioridade nas atividades de defesa civil, a principal missão dos órgãos locais responsáveis pelo monitoramento de desastres e salva guardar vidas e também minimizar os efeitos danosos causados por eventos climáticos extremos. Mas infelizmente, desastres naturais ocorrem mesmo com a realização frequentes de todos os cuidados de gerenciamento de riscos.
 
Os danos e prejuízos causados por desastres naturais decorrentes de deslizamentos de terra podem alcançar grandes proporções e aumentar o números de vítimas devido a vários fatores como:
• A ocorrência de eventos climáticos extremos, como o excesso de chuvas que se concentram em áreas de risco;
• Concentração de ocupações em encostas que aumentam a vulnerabilidade da população que reside nessas áreas;
• Solo encharcado;
• Impermeabilização do solo;
• Infraestrutura de drenagem precária;
• Acúmulo de entulhos e lixo;
• Falta de esgotamento e saneamento básico.
 
A CNM acompanha o andamento da situação na capital baiana e divulgará mais informações em breve.

Notícias relacionadas