Home / Comunicação / Destinos turísticos rurais podem obter Selo Melhores Vilas Turísticas

Notícias

30/07/2021

Compartilhe esta notícia:

Destinos turísticos rurais podem obter Selo Melhores Vilas Turísticas

30072021 turismo rural EmaterCom objetivo de maximizar a contribuição do setor para a redução das desigualdades regionais e o combate ao despovoamento das áreas rurais, a Organização Mundial do Turismo (OMT) está selecionando destinos turísticos rurais que desejem obter o Selo Melhores Vilas Turísticas. O prazo foi prorrogado, então, os gestores municipais de turismo podem orientar e divulgar o edital junto aos representantes do turismo rural em seus Municípios, as vilas rurais interessadas têm até o dia 20 de agosto para inscrever a candidatura pelo e-mail: candidaturas@turismo.gov.br.

Podem participar, as vilas rurais que sejam exemplos de como aproveitar o poder do turismo para oferecer oportunidades e salvaguardar suas comunidades, tradições locais e patrimônio. O selo estimula o papel do turismo na valorização e preservação das vilas rurais e suas paisagens, sistemas de conhecimento, diversidade biológica e cultural, além de valores e atividades locais, sem esquecer a gastronomia.

De acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a iniciativa busca encontrar aldeias ou vilarejos que tenham adotado abordagens inovadoras e transformadoras para o turismo nas áreas rurais. O Ministério do Turismo (Mtur) é o órgão responsável pela inscrição das indicações no Brasil, através de chamada pública.

A equipe de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) acredita que a oportunidade favorece a troca de experiências e a propagação das boas práticas no turismo rural, além de ampliar a possibilidade de ganho de recursos sem a necessidade expandir o espaço rural e manter a família no campo, proporcionando novas experiências ao turista. A proposta completa, assim as demais informações, podem ser acessadas na Plataforma Êxitos, da CNM.

Gestor municipal, caso não possua a senha para a Plataforma Êxitos, acesso aqui

Atualizado em 3 de agosto

Da Agência CNM de Notícias com informações do Ministério do Turismo


Notícias relacionadas