Home / Comunicação / Dia do Trabalhador: atraindo negócios, Tijucas (SC) aumenta vagas em 584%

Notícias

02/05/2019

Compartilhe esta notícia:

Dia do Trabalhador: atraindo negócios, Tijucas (SC) aumenta vagas em 584%

02052019 tijucas fotoDe 2016 para o fim de 2018, Tijucas, em Santa Catarina, um Município de cerca de 37 mil habitantes, saiu de uma situação de desemprego — com -27 postos de trabalho — para um saldo positivo de 888 oportunidades. Comparando janeiro a dezembro do ano passado com o mesmo período de 2017, o local teve um crescimento de vagas de 584%.

A prefeitura não tem fórmula mágica para explicar o aumento de emprego em Tijucas. A estratégia envolve tempo, diversificação da economia e proatividade. Foram mais de dois anos de incentivos e até porta a porta para atrair empresas que pudessem ter interesse de se instalar na cidade.

Na semana do Dia do Trabalhador, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca as vocações de cinco locais de pequeno porte, um de cada região do Brasil, que tiveram destaque na geração de emprego. Os dados, do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), se referem ao saldo de geração de empregos (contratações menos demissões) de 2018.

“O grande poder do nosso Município é a diversificação de atividades econômicas. Antes girava em torno de uma empresa de grande porte”, conta o prefeito de Tijucas (SC), Elói Mariano Rocha. Aproveitar a localização foi outro fator importante. “A posição geográfica é um privilégio. Estamos muito próximo da capital [cerca de 50 km], do porto de Itajaí, da BR-101. É bem centralizado”, avalia.

De náutica a cerveja artesanal
A indústria é o principal setor econômico de Tijucas (SC). Antes, porém, as atividades ficavam concentradas nas áreas de cerâmica e logística de transporte. “Em 2015, 57% da geração de emprego vinham delas. Hoje, elas representam 22%”, afirma o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Jean Carlos de Sieno dos Santos.

Ampliando o leque da economia local, atualmente, há mercado náutico na região, além de indústrias de plástico e metal mecânica (metalurgia). O Município concentra 80% das áreas de inovação e tecnologia e 40% das atividades de motorização do setor náutico.

Assim, com a ideia de diversificar, a prefeitura conquistou investimentos em diversos setores. A cidade ganhou um novo shopping, duas das três empresas que atuam na indústria náutica no país e até uma fábrica de cerveja artesanal, entre outros. “Começamos um processo de pulverização do mercado e fizemos um atendimento diferenciado ao empresário, com todo apoio”, explica o secretário.

02052019 nautico tijucas 2Capacitação profissional
De acordo com dados da secretaria, desde 2016, foram abertas mais de mil empresas no Município, sendo 72% de Microempreendedor Individual (MEI), que atendem às grandes empresas. Enquanto a média estadual para abertura de empresas é de 170 dias, a municipal é de cinco dias. Até o fim de 2019, a estimativa é que 22 empresas abram as portas em Tijucas. Uma casa de leilões e um grupo que atua com pneus e recapagem estão em processo de instalação.

Na outra ponta, para que a população tenha acesso ao emprego gerado, os gestores municipais trabalham a capacitação. São oferecidos cursos em áreas como venda, almoxarifado e comércio. “Para as empresas se instalarem, solicitamos que usassem nossa própria mão de obra. Por isso, apostamos em qualificação profissional. Essa foi a grande visão da administração”, opina o prefeito.

A maior geração de emprego reflete nas contas locais. Em 2015, o Município, de acordo com o gestor, teve uma queda na arrecadação de 25%. Com o trabalho de levar mais oportunidades para a cidade, em 2016, foi possível recuperar o valor perdido no ano anterior e ainda aumentar o valor arrecadado em 8%. Em 2017, a arrecadação de Tijucas cresceu 17% e, em 2018, 15%.

Leia também

Dia do Trabalhador: emprego que vem do campo

Dia do Trabalhador: João Pinheiro (MG) diversifica economia e quase triplica vagas

Dia do Trabalhador: Jijoca de Jericoacoara gera empregos com turismo e preservação da natureza

Por: Amanda Martimon
Fotos: Prefeitura de Tijucas/SC
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas