Home / Comunicação / Dia Nacional da Saúde é ressaltado em transmissão da Roda de Conhecimento

Notícias

01/08/2019

Compartilhe esta notícia:

Dia Nacional da Saúde é ressaltado em transmissão da Roda de Conhecimento

01082019 Roda SaudeO Dia Nacional da Saúde foi lembrado durante a transmissão da Roda de Conhecimento desta quinta-feira, primeiro de agosto. No Brasil, a data é clebrada anualmente no dia 5 de agosto e tem como objetivo conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância da educação sanitária, despertando na população o valor da saúde e dos cuidados para com ela.

O supervisor da área de Desenvolvimento Social na Confederação Nacional de Municípios (CNM), Denilson Magalhães, reforça a importância da data. “Nós precisamos falar de saúde com a população. Nós precisamos tratar da saúde da população e você, que está no Município trata disso todos os dias, cuidando da saúde deles. Por isso é importante trabalhar esse tempo com eles, mostrando a importância da saúde pública, e orientar como cada cidadão pode ter uma saúde melhor a cada dia”, disse.

A data foi criada em 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mas, no Brasil, somente em 1967, como homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz – um dos grandes pesquisadores, uma das pessoas mais importantes na área da saúde pública. Atuou no enfrentamento de várias epidemias que acometiam o Brasil no final do século XIX e começo do século XX.

Em 1967, foi publicado Decreto que se transformou na Lei 5.352, criando o Dia Nacional da Saúde. O texto ressalta que é um dia a ser comemorado anualemnte com a finalidade de promover Educação Sanitária e despertar no povo a consciência e o valor da saúde. A importância se faz ainda porque no dia 5 de agosto deste ano, será realizada a 16ª Conferência Nacional da Saúde, em Brasília, com mais de cinco mil delegados do Brasil inteiro debatentdo a saúde pública no Brasil.

“Hoje temos 42.139 equipes de saúde da família que trabalham nos Municípios, estão levando atenção básica de saúde para a população, levando educação em saúde, informação, dando cobertura para mais de 62% da população brasileira”, ressaltou o supervisor.

Roda de Conhecimento

A Roda de Conhecimento traz temas importantes para a gestão municipal. A transmissão acontece ao vivo, toda quinta-feira, às 10 horas. Para acompanhar, basta acessar as redes sociais da CNM no horário agendado. Na oportunidade, dúvidas e perguntas são respondidas em tempo real.

Confira como foi a Roda de Conhecimento:

Por: Lívia Villela
Transmissão: Edney Torres
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas