Home / Comunicação / Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher: conheça projeto da CNM de inclusão

Notícias

10/10/2019

Compartilhe esta notícia:

Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher: conheça projeto da CNM de inclusão

10102019 violenciacontramulherNesta quinta-feira é celebrado o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher. A origem da data é relacionada a um protesto feito por mulheres em 10 de outubro de 1980 contra o aumento dos crimes de gênero. A data tem como principal objetivo estimular a reflexão sobre o tema, além de orientar mulheres a buscar apoio e orientação profissional.

Segundo levantamento do Instituto Datafolha, encomendado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado em fevereiro deste ano, 16 milhões de mulheres acima de 16 anos de idade foram vítimas de algum tipo de violência. No Brasil, a estimativa do Ministério da Saúde é de que uma mulher é agredida a cada quatro minutos.

Preocupada com os números alarmantes nas cidades brasileiras, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem promovido diversas ações que possam contribuir com a conscientização e o combate à violência contra as mulheres. A entidade desenvolveu o Projeto Mulheres Seguras ou Municípios Seguros e Livres de Violência contra as Mulheres.

Essa iniciativa foi fruto de uma parceria da CNM com a União Europeia entre os anos de 2013 e 2016 e consiste em promover a inclusão social, econômica e política das mulheres. Nesse contexto, ainda teve o objetivo de fortalecer as capacidades de lideranças femininas locais para aumento do contato entre gestores municipais e a sociedade. O Projeto conta com um guia de reaplicação disponível em português e em espanhol. Acesse aqui os detalhes do Projeto. 

Saiba onde procurar ajuda:
Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência
Telefone: 180

Ministério da Mulher
Telefone: 100

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas