Home / Comunicação / Diagnóstico vocacional participativo do projeto InovaJuntos colhe resultados positivos em Santarém (PA)

Notícias

18/04/2022

Compartilhe esta notícia:

Diagnóstico vocacional participativo do projeto InovaJuntos colhe resultados positivos em Santarém (PA)

WhatsApp Image 2022 04 18 at 14.32.24A equipe do InovaJuntos deu início às atividades da segunda etapa para realização do diagnóstico vocacional participativo de Santarém, no Pará. A cidade faz parte do grupo de Municípios selecionados durante a primeira etapa do projeto e foi o primeiro a receber a metodologia de construção do diagnóstico vocacional participativo. A iniciativa é da Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) e apoio financeiro da União Europeia (EU).

Como parte das atividades para a construção dos diagnósticos, a escuta de diferentes representantes da sociedade foi fundamental. Por esse motivo, desde o dia 7 de abril, as equipes implementaram rodas de conversa com diversos setores. No dia 11 deste mês foram realizadas reuniões com os secretários municipais, momento em que foram apresentados desafios e demandas relacionadas à área técnica de atuação das respectivas secretarias. O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, que também é 1º Tesoureiro da CNM, marcou presença no encontro.

Além disso, foi realizada reunião com representantes do setor comercial da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) para destacar as ações do setor. Uma delas é a parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) para a construção de um laboratório de inovação para fortalecimento do empreendedorismo ligado à inovação na região.

InovaJuntos na mídia
No dia seguinte, o coordenador do InovaJuntos, Maurício Zanin, concedeu entrevista ao Bom Dia Tapajós, programa local da afiliada da TV Globo no Município. Na oportunidade, foi discutida a parceria entre os Municípios brasileiros e portugueses. A entrevista pode ser acessada aqui

Também foram conduzidas conversas com membros das instituições de ensino da Universidade Estadual do Pará (Uepa), Ufopa, Universidade Paulista (Unip), Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e Centro Universitário da Amazônia (Unama). Perspectivas e as dificuldades enfrentadas foram as principais pautas do bate-papo.

Capacitação
A CNM, representantes e membros do Município promoveram dois cursos, sendo um realizado pelas consultoras Marli Burato e Camila Porto com detalhes do funcionamento da Plataforma Êxitos. Já a segunda capacitação teve como foco as licitações públicas e a Nova Lei de Licitações 14.133/21, conduzida pelo coordenador do projeto.

As oficinas de diagnóstico foram finalizadas com a entrega dos resultados obtidos com as entrevistas realizadas com os membros participantes. A equipe entregou um diagnóstico prévio do Município aos convidados, que tiveram a oportunidade de debater as propostas conjuntamente. Ao final, ocorreu visita técnica final com representante da Secretaria de Meio Ambiente para discutir e validar as alternativas para correta destinação do lixo em Santarém.

Inscrições abertas
O InojvaJuntos terá como beneficiários diretos 20 Municípios brasileiros e 20 estrangeiros, sendo 12 portugueses e 8 latino-americanos para o fomento da cooperação internacional triangular com o foco no desenvolvimento do potencial vocacional das cidades. As inscrições para a 2ª fase do edital de seleção dos Municípios e/ou consórcios municipais brasileiros estão abertas. Confira mais informações no site: inovajuntos.cnm.org.br


Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas