Home / Comunicação / Edital oferece bolsas e integração entre artistas de prefeituras que possuem Estações Cidadania

Notícias

19/06/2019

Compartilhe esta notícia:

Edital oferece bolsas e integração entre artistas de prefeituras que possuem Estações Cidadania

08082017 Editais1A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que a Fundação Nacional de Artes (Funarte) lançou o edital Bolsa Funarte de Residências Artísticas nas Estações Cidadania, que pretende conceder 18 bolsas para artistas executarem projetos de circo, música, teatro, dança e artes visuais em um Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), equipamento que passou a ser chamado esse ano de Estação Cidadania - Cultura. Os selecionados receberão uma bolsa de R$ 20 mil para realizarem suas residências artísticas.

O edital tem como objetivo promover o deslocamento de artistas para um espaço de experimentação, pesquisa e criação, que possibilite a troca de experiências, linguagens, conhecimentos e realidades em conjunto com outros artistas, profissionais das instituições envolvidas e suas respectivas comunidades. Também visa contribuir para a transformação social dos territórios de vulnerabilidade onde estão localizadas as Estações Cidadania.

Prazos

Os artistas interessados em participar podem inscrever seus projetos até o dia 2 de setembro por meio de formulário. As residências artísticas terão duração de três meses e acontecerão fora da região geográfica onde o artista selecionado reside. 

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar carta de anuência do grupo gestor da Estação Cidadania na qual pretende desenvolver o projeto proposto. Para mais informações a respeito dessa iniciativa, acesse aqui o edital e confira a lista das Estações Cidadania que se encontram aptas para receber os artistas em residência.

Intercâmbio

Apesar da iniciativa não possibilitar que os Municípios sejam proponentes, a CNM ressalta que as prefeituras podem divulgar a mesma junto aos artistas locais, a fim de que esses tenham experiências em um outro território, de forma a promover o intercâmbio cultural entre Municípios. Além disso, a iniciativa expande e estimula o trabalho de Estações Cidadania, que são administrados por prefeituras em gestão compartilhada com suas respectivas comunidades.

Quer saber como a Confederação pode ajudar a sua gestão da Cultura? Faça parte da Lista de Transmissão da área técnica de Cultura da CNM pelo WhatsApp. Saiba como participar aqui

Da Agência CNM de Notícias com informações da Funarte


Notícias relacionadas