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15/01/2020

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Edital seleciona empreendedores e grupos culturais para evento no Uruguai

DivulgaçãoA Secretaria Especial da Cultura do governo federal lançou edital que selecionará empreendedores e grupos culturais para receberem apoio para participar do Mercado de Indústrias Criativas e Culturais do Sul (Micsul) — evento que ocorrerá de 26 a 29 de maio, em Montevidéu, no Uruguai. Os interessados devem se inscrever até 17 de abril por meio de formulário eletrônico.

Para participarem de rodadas de negócios, a iniciativa da pasta selecionará cerca de 90 empreendedores culturais que tenham experiência comprovada de, no mínimo, três anos em sua área de atuação. Há nove setores previstos no edital: artesanato, música, artes cênicas (teatro, dança e circo), artes visuais e museus, audiovisual e animação, jogos eletrônicos, design, moda e editorial. Nas rodadas de negócios, os selecionados poderão participar como compradores ou vendedores de atividades, bens e serviços culturais, inclusive direitos e projetos.

Em preparação para o evento, a Secretaria cadastrará os contemplados na plataforma oficial do Micsul para organização das rodadas de negócios. Eles receberão ainda capacitação para participarem da oportunidade e apoio financeiro de cerca de R$ 6 mil para despesas de transporte, hospedagem e alimentação.

Um grupo de artes cênicas e um de música serão escolhidos para se apresentarem durante o evento representando a delegação brasileira, além de um estilista que deverá promover um desfile de moda. Nessa categoria, os selecionados receberão apoio financeiro de cerca de R$ 7 mil para participarem do evento e para transportarem materiais, instrumentos, equipamentos, figurinos e cenários.

Ao reconhecer a importância do estímulo aos profissionais das indústrias culturais, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomenda que as prefeituras divulguem o edital junto aos empreendedores culturais locais, que desenvolvem as cadeias produtivas da cultura nos Municípios.

Evento

O Micsul é uma iniciativa dos órgãos nacionais de cultura dos países sul-americanos e reúne, bienalmente, pequenos e médios empreendedores culturais com o objetivo de incentivar e debater o consumo e a circulação de bens e serviços culturais na América do Sul, bem como fomentar a realização de acordos de venda e comercialização de bens e serviços. A edição de 2020 contará com a participação de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e México, além de compradores estrangeiros. O evento promove rodadas de negócios, apresentações artísticas, conferências e oficinas.

Dúvidas? Entre em contato com a área técnica de Cultura por meio do e-mail cultura@cnm.org.br ou pelo telefone (61) 2101-6053. Para saber mais sobre economia criativa, assista ao Bate-Papo da CNM:

Da Agência CNM de Notícias, com informações da Secretaria Especial da Cultura
Foto: Divulgação


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