Home / Comunicação / Em Brasília, prefeitos gaúchos relatam desafios com a gestão da saúde

Notícias

26/06/2018

Compartilhe esta notícia:

Em Brasília, prefeitos gaúchos relatam desafios com a gestão da saúde

26062018 prefeitos sul rsQuatro prefeitos do Rio Grande do Sul desembarcaram em Brasília na manhã desta terça-feira, 26 de junho, e, antes de agenda com parlamentares e representantes do executivo federal, passaram pela sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM). No geral, os gestores relataram desafios com a gestão da saúde, como, por exemplo: manutenção de hospital de pequeno porte, despesa de transporte de paciente de alta e média complexidade, financiamento do Programa Saúde da Família (PSF) e dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e sucateamento da frota de ambulâncias.

Prefeito de Herval (RS)/Ag. CNMDentre as situações apresentadas, o prefeito de Herval, Rubem Darí, pontuou problemas que podem ser enfrentados por muitos outros Municípios pelo país. “O Programa Saúde da Família. O que aconteceu em Herval foi: foram instituídas três equipes e a majoração da salário foi atrelada a lei. Só que isso inflacionou, e nós estamos colocando 110% acima do que é repassado pelo governo estadual e pelo governo federal, somados”, contou o gestor.

Os prefeitos foram atendidos pelo consultor de Saúde, Denílson Magalhães, que apresentou caminhos e possíveis medidas que podem ser adotadas pelos gestores, principalmente de Herval, para resolver os problemas pontuais. Análise da legislação local e regional e dos normativos que instituem os programas federais da saúde para adequação dessas políticas nos Municípios foi um dos conselhos. Magalhães também apresentou os municipalistas sulistas a ferramenta de conteúdo restrito da CNM, que faz uma analisa situação atual e auxilia na tomada de decisão.

Prefeito de Pedras Altas (RS)/Ag. CNMSocorro
Ao cumprir sua 10ª visita à entidade, o representante de Herval solicitou orientação da entidade em relação às questões mencionadas acima. Como um bom exemplo de gestor que conta com apoio do técnico disponibilizado pela entidade desde 1994, Darí contou que trouxe os prefeitos vizinhos e amigos para também conhecerem a CNM. “Toda que vez que venho a Brasília, venho me socorrer aqui”, resumiu municipalista gaúcho. Ele disse reforçou ainda que os técnicos da Confederação “são bem treinados e bem atenciosos”.Prefeito Pinheiro Machado (RS)

A opinião foi confirmada pelo prefeito de Pedras Altas, Luiz Perdomo, que fez parte da caravana. “A CNM é uma ferramenta muito importante de reivindicação e um ponto de união muito forte, que todos os Municípios do Brasil têm”, destacou em entrevista à Agência de Notícias CNM. Perdomo reforçou a satisfação em visitar a Confederação e destacou a importância da entidade, do bom atendimento prestado e do trabalho de reivindicação de pautas nacionais e também regionais.

Recursos
De Pinheiro Marchado, o prefeito José Rosa, contou que os demais gestores da região, que integram um consórcio de saúde, devem promover uma série de visitas a Brasília e a CNM. “Vamos tentar conquistar o máximo de recursos não para o consórcio e para os Municípios, nesse espaço de até dia 7 de julho, que termina o prazo para liberação de verba”, relatou. Além das dificuldades com a saúde, Rosa contou que sua gestão enfrenta muitos desafios com o fundo próprio de pensão. “Dentre dessa área, também vamos buscar subsídios e formas de resolver a situação que estamos passando”, ressaltou.Prefeito Piratini (RS) /Ag. CNM

Os municipalistas da região Sul do Estado acreditam que o relacionamento mais próximo com a entidade é benéfico aos gestores locais. “Temos problemas em todas as áreas, e a gente vem se aproximar mais da entidade que tem feito essa luta”, disse o prefeito de Piratini, Vitor Rodrigues, em referência a atuação da CNM, em diversas frentes, para promover melhorias aos governos municipais. Engajado também nas ações sociais, Piratini foi orientado a inscrever as ações municipais no Prêmio ODS Brasil, que prevê impulsionar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


Notícias relacionadas