Home / Comunicação / Em Portugal, segunda missão técnica do grupo 1 reforça importância de desenvolvimento econômico e inovação

Notícias

25/11/2022

Compartilhe esta notícia:

Em Portugal, segunda missão técnica do grupo 1 reforça importância de desenvolvimento econômico e inovação

DIA22 GRUPO1Nesta semana, o Projeto InovaJuntos deu início à segunda missão técnica, em Portugal. No dia 20 de novembro, ocorreu a abertura e os mais de 80 participantes da Missão foram distribuídos em 4 grupos, correspondente ao grupo temático do qual cada Município faz parte. O Grupo 1, que trata o tema Desenvolvimento Econômico e Inovação, realizou visitas técnicas nos Municípios de Oeiras, Guimarães e Maia, ficando hospedados na região central do Porto.

No primeiro dia, todos os participantes visitaram a cidade de Oeiras, próxima a Lisboa, para conhecer o Taguspark, parque tecnológico e inovador que atrai muitas empresas e atua como uma grande incubadora de startups e empreendimentos. Todos os 15 integrantes do grupo foram recebidos na Câmara Municipal de Oeiras pelo presidente da Câmara (equivalente ao cargo de prefeito no Brasil), Isaltino Morais, e pelo vice-presidente da Câmara, Francisco Gonçalves.

No segundo dia, visitaram Guimarães, cidade berço de Portugal com grande identidade histórica e cultural, para conhecer sobre os empreendimentos de inovação no Município. Os integrantes do grupo foram recebidos no Teatro Jordão para um momento que contou com a presença do presidente da Câmara de Guimarães, Osvaldo Gomes. O gestor e os representantes do Município apresentaram as ações implementadas pela gestão municipal em busca de uma cidade inteligente. No local foram assinados dois acordos de cooperação, com Santarém e Capitólio.

No terceiro dia, o grupo visitou Maia. Na ocasião, pôde conhecer um pouco mais sobre as ações de educação ambiental do Município, no espaço Quinta da Gruta. Já na parte da tarde, foram apresentadas ações de gestão de resíduos e limpeza urbana por meio da empresa pública Maiambiente. Além disso, o grupo visitou a Câmara Municipal de Maia, onde há o 5 maior prédio de Portugal, com 92m de altura e que conta com um mirante da cidade, o Maia 360. Na oportunidade, foi assinado um acordo de cooperação com o Município de Capitólio.

O Projeto InovaJuntos - Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade é uma metodologia de inovação que visa encontrar soluções para problemas reais encontrados na administração pública. O Projeto é executado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, e cofinanciado pela União Europeia.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas