Home / Comunicação / Em Viçosa, calendário cultural é reorganizado e atividades se mantêm em ambiente virtual

Notícias

05/05/2020

Compartilhe esta notícia:

Em Viçosa, calendário cultural é reorganizado e atividades se mantêm em ambiente virtual

Vicosa divulgaçãoOs gestores municipais de cultura estão mobilizados, atuando para diminuir o risco de transmissão do novo coronavírus (Covid-19) e para minimizar os impactos negativos criados por essa nova conjuntura na população e no setor cultural local. Diante dos desafios enfrentados pela gestão pública municipal de cultura e para motivar soluções inovadoras, a área técnica de Cultura da Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulga boas práticas de Municípios durante a pandemia.

Viçosa, em Minas Gerais (MG), é um desses casos, com iniciativas complementares no âmbito da gestão cultural diante da Covid-19. De imediato, com o Decreto 5.439/2020 e a necessidade de isolamento social, o calendário de eventos artístico-culturais do Município foi suspenso. O Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes trabalha para adequá-los à nova conjuntura. A 1ª Mostra de Cinema de Viçosa, por exemplo, estava prevista para acontecer em março, mas agora a prefeitura estuda transferir o evento para o ambiente virtual.

Além da manutenção de reuniões com o Conselho Municipal de Política Cultural, o Departamento Municipal de Cultura dialoga com agentes culturais locais por meio de conferências setoriais emergenciais. Utilizando-se do Zoom, diversos representantes de segmentos artísticos puderam manifestar propostas de iniciativas que podem ser adotadas pela prefeitura para auxiliá-los durante e depois da pandemia.

A interação está subsidiando a construção de editais que pretendem promover a circulação de conteúdos culturais em âmbito virtual. A previsão é que recursos do Fundo Municipal de Cultura financiem esses editais. No que se refere aos que já haviam sido publicados antes do início da pandemia – um para proporcionar a capacitação de gestores de cultura e outro para viabilizar a formação de jovens aprendizes na área da música -, a prefeitura optou por readequá-los, mantendo-os vigentes.

VicosaOn-line
A internet também vem possibilitando outra iniciativa inovadora: o programa Papo de Cultura, transmitido pelo Instagram, que vem oportunizando a troca de ideias com artistas do Município. Além de promover o trabalho desses profissionais do campo da Cultura junto à população viçosense em isolamento social, o programa possibilita o diálogo desses agentes culturais de forma direta com o chefe do Departamento Municipal de Cultura, Thomas Medeiros.

O Decreto 5.439/2020 ainda impossibilitou a manutenção das atividades presenciais do Centro Experimental de Artes, uma escola de artes municipal que oferta oficinas gratuitas de treze modalidades artísticas para alunos da rede pública de ensino. Diante disso, o Departamento Municipal de Cultura iniciou um diálogo com os seus professores. A alternativa encontrada foi usar a internet.

Cada professor utilizou dos instrumentos virtuais de forma diferente. Na oficina de rap e produções musicais urbanas, por exemplo, adotaram-se: envio de bases para grupos de alunos para comporem a sua letra, gravarem e enviarem ao professor; e grupos de estudos de um artista referência por semana para observarem seu estilo e conceito de sua obra para elaborarem dissertações e enviarem ao professor.

De forma a apoiar o trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social, artistas locais e professores do Centro Experimental de Artes colaboraram na realização de um vídeo de apoio à campanha de arrecadação de alimentos para famílias do Município.

Além dessas medidas, planeja-se a criação de uma plataforma on-line com as ações virtuais do Departamento Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Política Cultural, de modo a garantir a memória das iniciativas que vêm sendo desenvolvidas durante a pandemia.

"Desde o início da pandemia, o foco principal foi pensar nos trabalhadores culturais, que perderam sua fonte de renda. Houve um esforço muito grande para entender os caminhos legais junto à Procuradoria do Município. E depois para a mobilização dos artistas locais e do Conselho Municipal de Política Cultural para a construção de novos formatos que possibilitem a continuidade das atividades em andamento, o fomento à classe artística e a realização de eventos virtuais", explica o chefe do Departamento Municipal de Cultura, Thomas Medeiros.

O seu Município vem tomando medidas para superar os atuais desafios enfrentados pelo setor cultural? Compartilhe com a área técnica de Cultura da CNM.

Leia também
Nota técnica da CNM orienta os gestores municipais de cultura sobre como combater o coronavírus

Boas práticas: Municípios adaptam rotina da área cultural e usam internet para aulas

Consórcio promove incentivo à leitura durante pandemia da Covid-19

Projeto Semana Santa Virtual de cidade goiana contribuiu com as celebrações de tradições religiosas e culturais locais

Em Três Lagoas (MS), prefeitura divulga produtos dos artesãos, como máscaras de pano

Municípios disponibilizam dicas culturais na internet para população durante pandemia

Da Agência CNM de Notícias

Fotos: Viçosa/Divulgação


Notícias relacionadas