Home / Comunicação / Em webinar da União de Ciclistas do Brasil, CNM alerta sobre apoio federal e uso correto de recursos

Notícias

14/07/2020

Compartilhe esta notícia:

Em webinar da União de Ciclistas do Brasil, CNM alerta sobre apoio federal e uso correto de recursos

CNMRepresentante da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do primeiro webinar da campanha Bicicleta para Futuros Possíveis, cujo objetivo é discutir, entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o uso da bicicleta durante e após a pandemia do novo coronavírus. No primeiro seminário on-line, os convidados falaram do meio de transporte não só como alternativa para locomoção, mas também para retomada econômica, já que os serviços de venda e manutenção dos equipamentos têm sido mais procurados.

O aumento ocorre porque, em deslocamentos de curta distância, as pessoas estão trocando os veículos em que há aglomeração ou risco de transmissão da Covid-19, como ônibus e corridas por aplicativo, pela bicicleta. Além disso, aumentaram os serviços de entrega por pedal. No primeiro debate da campanha, realizado em 9 de julho, a analista técnica de Trânsito e Mobilidade da CNM, Luma Costa, era uma das três mulheres que compartilharam sua experiência dentro dos departamentos técnicos de mobilidade do Poder Executivo.

Além de Luma, participaram Suzana Nogueira e Ruth Costa. A realização é da União de Ciclistas do Brasil (UCB). Na transmissão, a técnica da Confederação apresentou os desafios de grande parte dos Municípios brasileiros, dos quais 68,4% possuem até 20 mil habitantes e abrigam apenas 15,4% da população do país - ou 32,1 milhões de habitantes. Ela explicou que esses dependem de transferências da União e que é competência federal auxiliar os Entes locais e criar uma política nacional para o planejamento e financiamento do uso da mobilidade sustentável durante e no pós-pandemia.

Segundo Luma, o uso correto e eficiente de recursos é uma grande preocupação, por isso, a entidade vê como positivo o debate entre os três Poderes e as instâncias de governo. “A utilização de repasses direcionados para a prevenção e o combate ao vírus precisa abranger ações de mobilidade, validadas pelo governo federal e pelos tribunais de contas, a fim de respaldar os gestores municipais”, avalia.

Dúvidas
Este período de pandemia tem exigido adaptação e planejamento de ações prioritárias para lidar com a crise sanitária, social e econômica decorrente da Covid-19. Devido ao volume de novas legislações e à revisão de diversos prazos, a CNM criou uma página do coronavírus com todas as novidades e orientações relativas ao tema e disponibilizou um e-mail para os gestores enviarem questionamentos: duvidascovid19@cnm.org.br.

Assista ao primeiro webinar na íntegra

Saiba mais sobre a campanha Bicicleta para futuros possíveis e acompanhe os próximos webinars.

Da Agência CNM de Notícias

Leia também
Grupo da Estratégia Nacional da Bicicleta discute uso do meio de transporte durante a pandemia


Notícias relacionadas