Home / Comunicação / Emoção e importância do Turismo para a economia dos Municípios marcam abertura de seminário em Capitólio (MG)

Notícias

11/07/2019

Compartilhe esta notícia:

Emoção e importância do Turismo para a economia dos Municípios marcam abertura de seminário em Capitólio (MG)

CNMO Município de Capitólio, em Minas Gerais, será palco nesta semana de um grande evento municipalista deste ano. Com o auditório lotado, o I Seminário Nacional de Governança para o Turismo começou com uma cerimônia marcada por momentos de emoção. O primeiro vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, conduziu a abertura do evento, que contou com a presença de autoridades das três esferas governamentais e de entidades ligadas ao Turismo para trazer à tona os debates sobre a importância dessa atividade para o desenvolvimento das cidades por meio do incremento de receita e da geração de empregos.

Em seu discurso, Lacerda deu boas-vindas ao público e lembrou que o Brasil possui muitas belezas que podem ser conhecidas, mas que precisam de incentivos e qualificação. “A gente precisa preparar essa indústria do Turismo. Essa atividade tem mais tendência de crescimento hoje do que a de cosmético, que hoje é considerada a que mais cresce no Brasil”, disse o vice-presidente da CNM. Outro ponto defendido por Julvan Lacerda foi o fortalecimento do empreendedorismo. Para ele, os gestores têm que comprar essa ideia e torna-la prioridade como forma do desenvolvimento municipal. “Precisamos incentivar o empreendedorismo local. Isso dá resultado muito positivo. E temos parcerias com a do Sebrae [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas] para que isso aconteça”, defendeu.

CNMApoio

Esse entendimento foi reforçado no discurso do presidente do Sebrae, Carlos Melles. Ele enfatizou a importância de ter a CNM como uma das parceiras para auxiliar os Municípios e disse que a instituição está à disposição para o municipalismo. “O Sebrae está para servir, orientar, prospera, prosseguir e orientar para uma vida melhor. Estamos à disposição dos Municípios”.

Nesse sentido, Melles fez uma apresentação das principais ações que a entidade oferece aos Municípios que possam contribuir com o desenvolvimento. Um deles é o Cidade Empreendedora. “O Sebrae tem programas que podem servir de instrumentos para que os Municípios prosperem mais”, disse.

CNMAnfitrião do encontro, o prefeito de Capitólio, José Eduardo, saudou o público e lembrou da vocação turística da sua cidade e importância de trocar informações no Seminário. O gestor entende que essa interação vai agregar bastante na gestão municipal. “Vocês serão muito bem recebidos e terão a possiblidade de ampliarem conhecimentos. Esse seminário acontece para reproduzir tudo de bom da experiência e do conhecimento que temos para passar um para o outro. Se cada um de vocês souber extrair na maior profundidade possível essas informações e levar para a sua região, será uma contribuição para a economia local. Nós vivemos essa realidade em Capitólio”, exemplificou o gestor.

Experiência

O exemplo de Capitólio, que se tornou referência no Estado com ações que impulsionaram o Turismo, foi lembrado pelo presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e consultor da CNM, Mário Nascimento. Uma delas foi o investimento em estrutura para receber os turistas. Atualmente, são 4 mil leitos para uma cidade que possui menos de dez mil habitantes.

Medidas como essas, associadas ao potencial turístico da cidade, contribuíram bastante para o fortalecimento da economia local. “Não há desemprego em Capitólio. O orçamento que era de quase R$ 36 milhões praticamente dobrou nos últimos anos na cidade. Essas ações serão retratadas aqui no seminário. A CNM está focada em desenvolver iniciativas importantes como essa porque o Turismo é a alavanca propulsora do desenvolvimento econômico”, considerou.

cnmA Secretária Nacional de Inclusão Social do Ministério da Cidadania, Rita Passos, foi outra participante que defendeu investimentos e qualificação para o Turismo. “Queremos receber os turistas estrangeiros, mas precisamos ter mão de obra preparada para tornar o Brasil o número 1 nessa atividade”, reforçou.

Emoção

Formado por crianças e adolescentes, o Coral de Meninos de Cássia empolgou o público ao cantar o Hino Nacional na abertura do evento. A atração ainda contou com outras músicas que arrancaram aplausos calorosos dos participantes do evento. A cerimônia de abertura também contou com as participações do deputado estadual professor Irineu, que preside a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, além do deputado estadual Antônio Carlos Arantes; da Secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, e do Secretário do Ministério do Turismo, Bob Santos. O Seminário Nacional de Governança para o Turismo é promovido pela CNM em parceria com a AMM e a prefeitura de Capitólio. Ainda conta com o apoio institucional do Sebrae.

Por Allan Oliveira

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas