Home / Comunicação / Encontro Aberto Virtual compartilha experiência de Tarumã (SP) na geração de energia solar renovável

Notícias

12/08/2021

Compartilhe esta notícia:

Encontro Aberto Virtual compartilha experiência de Tarumã (SP) na geração de energia solar renovável

Emergia solar TarumãNesta quarta-feira, 11 de agosto, o Município de Tarumã (SP), participante com Menção Honrosa no Projeto InovaJuntos, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), compartilhou sua experiência de gestão municipal. A prefeitura é referência na implementação de energia fotovoltaica e lâmpadas de LED para iluminação pública e geração de energia.

O evento ocorreu de forma online, via zoom, durante o Encontro Aberto Virtual (EAV) promovido todas às quartas-feiras pelo Projeto InovaJuntos para o compartilhamento de boas práticas municipais. A apresentação foi realizada pelo prefeito Oscar Gozzi, junto ao Secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Fonseca.

Dentre os Municípios que estavam presentes no EAV, podemos destacar Marcionílio Souza/BA, Goiás/GO, Juazeiro do Norte/CE, Campo Magro/PR, Taquaritinga do Norte/PE, Aiuaba/CE, Cascavel/PR, dentre outros. Na ocasião, puderam ser compartilhadas junto aos gestores e demais participantes o funcionamento e os impactos positivos resultantes do investimento na implantação de usinas fotovoltaicas e em lâmpadas de LED para a geração de energia renovável.

O processo de geração de energia solar se dá por meio da instalação de placas fotovoltaicas de captação no telhado dos próprios prédios municipais, tais como escolas, espaço de eventos, garagens, dentre outros. As 16 mini usinas instaladas no Município garantem a captação de cerca de 1.600.000 kWh/ano, resultando em mais de R$1 milhão de reais de economia em um ano. Entretanto, os impactos dessa geração de energia limpa vão muito além da economia financeira, alcançando, ainda, a preservação do meio-ambiente, a conscientização do cidadão e uma maior capacidade de gestão dos recursos.

Acesse aqui para saber mais sobre a experiência e ter acesso ao vídeo da apresentação

Projeto InovaJuntos
O projeto é implementado pela CNM em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, Portugal, com o financiamento da União Europeia. O objetivo é promover inovação nas políticas públicas municipais. Para saber mais sobre o Projeto, acesse inovaJuntos.cnm.org.br ou entre em contato com a equipe nos números (61) 2101-6064 ou (61) 2101-6630.


Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas