Home / Comunicação / Encontro Jovem Municipalista reúne lideranças municipais jovens para debater temática

Notícias

22/08/2018

Compartilhe esta notícia:

Encontro Jovem Municipalista reúne lideranças municipais jovens para debater temática

22082018 Encontro Jovem MunicipalistaFortalecer as lideranças jovens e incentivar a participação na politica brasileira é o escopo do evento Município em Pauta: Encontro Jovem Municipalista. O encontro, que reúne diversas autoridades locais e estudantes interessados no tema, acontece nesta quarta-feira, 22 de agosto, na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília.

O evento é uma parceria entre a CNM, a Federação Dominicana de Municípios (Fedomu) e a Comissão de Autoridades Jovens da Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma).

Na abertura, o secretário-geral da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e diretor regional da CNM, Luciano Salgado, representou a Confederação e destacou importância da atuação de jovens autoridades locais e difundir o trabalho de prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras, no que se refere ao tema da juventude.

“A CNM, juntamente com a Fedomu e a Flacma e com o apoio da SNJ [Secretária Nacional da Juventude], ao trazer esse debate faz um marco nesse novo momento político do país que nós precisamos reconstruir nossa sociedade. Sabemos das dificuldades que nós, gestores, temos passado. Nada mais justo que debater esse novo momento com as novas lideranças”, afirmou o secretário da Amunes ao abrir o evento.

A mesa de abertura contou ainda com a participação do secretário nacional da Secretária Nacional da Juventude, Assis Filho, e o presidente da Comissão de Autoridades Jovens da Flacma e prefeito de Hato Mayor (República Dominicana), Odalis Vega.

O secretário da SNJ destacou o pioneirismo da entidade em realizar o evento e o estudo que será lançado hoje sobre as lideranças jovens no país. “Nós do governo federal ao receber esse convite da CNM enxergamos a boa iniciativa de como a CNM trata a pauta da juventude”, destacou. Ele ainda ressaltou que “a recomendação da SNJ é que a pauta da juventude deve ser integrada entre as prefeituras e as câmaras municipais”.

Já o prefeito da República Dominicana lembrou que “o Encontro da Juventude Municipal é o produto do progresso e das contribuições feitas todos os dias por jovens autoridades para o Município na América Latina”.

O evento segue durante todo o dia com mesas com experiências e boas iniciativas executadas por gestores municipais. No evento, será lançado, ainda, o estudo da CNM intitulado Jovens Autoridades Locais no Brasil, que vai tratar do universo de prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras que possuíam até 35 anos, quando se candidataram, em 2016.

Acompanhe fotos e as participações nas nossas redes sociais.

Por: Mabilia Souza

Foto: Jefferson Viana

Da Agência CNM de Notícias

 

 


Notícias relacionadas