Home / Comunicação / Equipe da CNM vai a Abaetetuba (PA) conhecer iniciativa vencedora do MuniCiência

Notícias

08/11/2018

Compartilhe esta notícia:

Equipe da CNM vai a Abaetetuba (PA) conhecer iniciativa vencedora do MuniCiência

08112018 Prêmio MuniciênciaUma equipe de técnicos e consultores da Confederação Nacional de Municípios (CNM) registrou, nesta semana, detalhes de uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Abaetetuba (PA) que está levando água potável para comunidades ribeirinhas.

Desde setembro de 2017, a gestão municipal vem instalando, nas ilhas da região, unidades do sistema SALTA-z, desenvolvido pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que faz a coleta e purificação da água dos rios para consumo humano. A iniciativa é uma das cinco finalistas do Prêmio MuniCiência. Aproximadamente 40% da população de Abaetetuba mora nas 72 ilhas que compõem o Município. Antes da chegada do SALTA-z os moradores que não tinham condições de comprar água mineral engarrafada na cidade tinham de consumir a água dos rios. De acordo com o prefeito Alcides Negrão, conhecido como Chita, “a iniciativa tem o objetivo de garantir um direito universal aos munícipes”. “A água própria para consumo é essencial para a dignidade humana, e além da saúde possibilita a cidadania de fato das pessoas”, completa.

O acesso à água potável vem diminuindo os índices de doenças e infecções em crianças e adultos da região. Os desdobramentos positivos da iniciativa incluem também a diminuição da evasão escolar, pois a diminuição de problemas de saúde – muitos do quais eram provocados pelo consumo de água imprópria - aumentou a frequência dos alunos nas salas de aula. Vale ressaltar que o acesso universal e equitativo a água potável é um dos Obejtivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas.

Prêmio MuniCiência
A visita da equipe da CNM acontece seis meses após a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, quando a iniciativa SALTA-z foi anunciada como uma das mais votados entre as mais de 250 inscrições do prêmio. O propósito da visita é sistematizar a iniciativa em um novo exemplar dos Guias de Replicação, produzidos pelo projeto UniverCidades, realizado pela CNM como apoio da União Europeia. A ideia é que outras prefeituras possam adaptar os projetos para suas regiões a partir dos guias produzidos.

O Prêmio MuniCiência é uma ação pioneira da CNM para identificar, reconhecer e reaplicar práticas inovadoras em gestão municipal. A iniciativa faz parte do Projeto UniverCidades, apoiado pela União Europeia, e tem três etapas: a primeira de avaliação da Comissão Técnica; a segunda, de votação nacional online aberta ao público; e a terceira, de sistematização por meio da visita técnica da entidade.

Por: Thiago Rebouças/Agência Galo

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas