Home / Comunicação / Equipe de Finanças da CNM se reúne com representantes da ANM

Notícias

20/03/2023

Compartilhe esta notícia:

Equipe de Finanças da CNM se reúne com representantes da ANM

WhatsApp Image 2023 03 20 at 13.39.26A equipe de Finanças Municipais da Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebeu nesta segunda-feira, 20 de março, o superintendente da Agência Nacional de Mineração (ANM), Daniel Pollack, e outros representantes da autarquia. A reunião foi pautada pela apresentação de diversas demandas importantes para os gestores, entre elas os atrasos nos atuais repasses da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem).

Durante o encontro, diversos outros assuntos também foram abordados, como as determinações em decorrência da nova legislação da Cfem, da solicitação da Confederação para a realização de acordo de cooperação técnica entre a ANM e a CNM e sobre o auxílio na fiscalização do tributo pelos Municípios através de convênio com o órgão.

Quanto ao atraso da Cfem em decorrência de inconsistência no sistema, a CNM esclarece aos entes federados que houve uma falha interna nos sistemas da agência e que esse erro acarretou os atrasos nos repasses. No entanto, a Agência informou que já está trabalhando para sanar a inconsistência, em breve os repasses voltam à normalidade e será repassado aos Municípios produtores e afetados nos próximos dias.

Também foi pauta da reunião o treinamento com os Municípios que já estão conveniados com a autarquia. O primeiro treinamento de 2023 está com agenda prevista para realização no mês de maio, porém, ainda é preciso confirmar a data. Para auxiliar os Municípios a firmar o convênio, a CNM elaborou a Nota Técnica 02/2022 com Orientações para Celebração de Convênio com a Agência Nacional de Mineração para Fiscalização da Cfem e da Lavra Mineral, disponível na Biblioteca da entidade.

Sobre a nova legislação da Cfem, a CNM elaborou notícia com orientações das alterações e de acordo com a Agencia, a previsao de aplicação da nova lei é a partir do novo ciclo que se inicia em maio deste ano.

Para ajudar no acompanhamento da distribuição da Cfem, a CNM elaborou a Nota Técnica 03/2023 - Cfem e o acompanhamento da receita na plataforma BI – Observatório da Cfem.


Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas