Home / Comunicação / Equipe do InovaJuntos inicia diagnóstico vocacional participativo de consórcio catarinense

Notícias

03/05/2022

Compartilhe esta notícia:

Equipe do InovaJuntos inicia diagnóstico vocacional participativo de consórcio catarinense

01032021 inovajuntosA Confederação Nacional de Municípios (CNM), por meio da equipe do InovaJuntos, iniciou nesta segunda-feira, 2 de maio, uma série de entrevistas qualificadas com representantes de diferentes setores de Blumenau (SC), Município sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI). A ação faz parte da realização do diagnóstico vocacional participativo, que é uma entrega do projeto aos Municípios e consórcios selecionados.

O consórcio foi aprovado na primeira fase do projeto e está recebendo a ação para a implementação do seu diagnóstico. As entrevistas foram realizadas em momentos diferentes e contou com a participação de representantes do setor público e privado e instituições de ensino. As coletas das informações começaram com o vice-reitor da Universidade de Blumenau, Dr. João Luiz Gurgel Calvet da Silveira. Em seguida, foi a vez da vice-prefeita do Município, Maria Regina de Souza Soares. Ambos tiveram a oportunidade de relatar as potencialidades e desafios enfrentados pelos Municípios em relação à prestação de serviços públicos, especialmente aos voltados à área de saúde.

A equipe do InovaJuntos também conversou com o prefeito de Pomerode (SC) e presidente em exercício do CISAMVI, Ércio Kriek. Na ocasião, o prefeito e o coordenador do InovaJuntos, Maurício Zanin, discutiram as alternativas técnicas de criação de usinas de processamento de lixo para a produção de biogás, manejo correto dos resíduos orgânicos e utilização das cadeias de reciclagem viáveis, como alumínio, vidro, plástico e papelão. Além disso, foi discutida a utilização do resíduo resultante para queima em altos fornos de indústrias de cimento ou para produção de bloquetes de rua e tubulações de esgoto construídas a partir de lixo descartado.

A agenda contou ainda com entrevista com o coordenador administrativo e representante do Observatório Social de Blumenau, Mauro de Castro Aniceto. Nesta terça-feira, 3 de maio, está prevista a apresentação da equipe do CISAMVI, que vai mostrar mais informações sobre a instituição, os setores de serviços e de compras compartilhadas. As entrevistas e visitas técnicas serão realizadas pela equipe do InovaJuntos até a próxima sexta-feira, 6 de maio, ocasião em que será realizada a oficina de validação dos dados coletados pela equipe do projeto junto ao consórcio.

InovaJuntos
O projeto é implementado pela CNM em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, em Portugal, e conta com o financiamento da União Europeia. A proposta é promover inovação nas políticas públicas municipais. Acesse mais informações no site: inovajuntos.cnm.org.br

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas