Home / Comunicação / Equipe do InovaJuntos visita Restinga Sêca (RS) e debate construção do Diagnóstico Vocacional Participativo

Notícias

27/06/2022

Compartilhe esta notícia:

Equipe do InovaJuntos visita Restinga Sêca (RS) e debate construção do Diagnóstico Vocacional Participativo

WhatsApp Image 2022 06 27 at 17.05.46A equipe do Projeto InovaJuntos esteve em Restinga Sêca, no Rio Grande do Sul, para uma série de entrevistas qualificadas com representantes de diferentes setores da sociedade, a fim de identificar as potencialidades e os desafios do Município. A ação faz parte da realização do Diagnóstico Vocacional Participativo, uma entrega do projeto aos Municípios e Consórcios Públicos selecionados.

Inicialmente, a equipe da Confederação Nacional de Municípios (CNM) se reuniu com os representantes do setor público - formado em sua maioria secretários municipais - para avaliar as potencialidades e desafios do Município. Em seguida, foi apresentado o projeto durante o 40º Congresso da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O evento da entidade municipalista estadual teve como tema a inovação nos territórios municipais e, na ocasião, foi citada a cooperação internacional como ferramenta para a gestão municipal.

Durante a semana em que a equipe do InovaJuntos esteve no Município, também foram realizadas entrevistas qualitativas com representantes da educação e visitas às boas práticas da gestão, sendo elas a Central de Triagem de Coleta Seletiva, o Serviço Municipal de Esterilização e Controle Populacional de Animais e os filtros construídos em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

A realização da oficina de validação, em que houve uma devolutiva aos participantes das entrevistas para a validação dos pontos-chave identificados durante a semana que nortearam a construção do Diagnóstico, contou com a participação da maioria dos grupos ouvidos na semana de visitas.

O InovaJuntos

O projeto InovaJuntos é implementado pela CNM em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, em Portugal, e conta com o financiamento da União Europeia. A proposta é promover inovação nas políticas públicas municipais. Acesse aqui mais informações sobre a iniciativa. 


Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas