Home / Comunicação / Equipe do Projeto InovaJuntos faz diagnóstico vocacional participativo em visita a Igarapava (SP)

Notícias

15/08/2022

Compartilhe esta notícia:

Equipe do Projeto InovaJuntos faz diagnóstico vocacional participativo em visita a Igarapava (SP)

WhatsApp Image 2022 08 15 at 17.06.43Mais uma cidade recebeu a visita da equipe do InovaJuntos. Selecionado para as próximas etapas do projeto, representantes do Município de Igarapava, em São Paulo, receberam colaboradores da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e realizaram o diagnóstico vocacional participativo, uma das entregas para os Municípios participantes. Entrevistas em distintos setores e visitas técnicas marcaram a interação com os anfitriões.

A realização do diagnóstico vocacional participativo mobiliza representantes de diversos setores para que a equipe possa coletar perspectivas de diferentes grupos que vivem, trabalham ou investem no Município. A proposta é conversar com o setor público, representantes de ensino e dos setores produtivo e empresarial, além da sociedade civil. Durante as entrevistas, foi apresentado detalhes do projeto InovaJuntos e coletadas as perspectivas sobre o desenvolvimento do Município, bem como suas visões sobre os temas transversais: gênero, meio ambiente, crianças e jovens, boa governança e participação social.

Visitas técnicas
Localizado na divisa com o Estado de Minas Gerais, o Município de Igaravapa está em localização estratégica, com potencial logístico e turístico. Esses tópicos foram apontados pela equipe e validados pelos entrevistados durante a oficina de validação. Também na visita, a equipe da CNM conheceu escolas municipais, uma cooperativa de mulheres catadoras, ação social destinada a promover a prática esportiva entre crianças e jovens e as futuras instalações do parque turístico, considerada a grande aposta da gestão.WhatsApp Image 2022 08 15 at 17.06.44

Nesse contexto, foi mencionado o resgate histórico da Usina Junqueira, atrativo do parque turístico que tem como objetivo promover o turismo de experiência aos seus visitantes, local onde podem desfrutar das belezas naturais às margens do Rio Grande enquanto aproveitam das instalações de um antigo alojamento de empregados da usina. Outro ponto de destaque foram as visitas às escolas para entrevistar representantes do setor de ensino.

Na ocasião, foi mencionado o potencial da juventude como agente promotor do desenvolvimento sustentável que o Município deseja alcançar. Os jovens são uma aposta de mão de obra do Município de Igarapava, que deve ser absorvida nos empreendimentos que o Município está atraindo.

Diagnóstico vocacional
Após a realização das entrevistas e visitas, a CNM realizou a Oficina de Validação, momento em que todos os agentes entrevistados são convidados a ouvir as perspectivas da equipe do Projeto InovaJuntos e servirão de insumo para o diagnóstico vocacional.


Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas