Home / Comunicação / Equipe do projeto InovaJuntos realiza diagnóstico vocacional participativo de Tarumã (SP)

Notícias

21/09/2022

Compartilhe esta notícia:

Equipe do projeto InovaJuntos realiza diagnóstico vocacional participativo de Tarumã (SP)

IMG 9129 1A Confederação Nacional de Municípios (CNM), por meio do InovaJuntos, tem realizado os diagnósticos vocacionais participativos dos Municípios e consórcios públicos intermunicipais selecionados no projeto. A ação tem como objetivo mapear as principais potencialidades e os desafios dos Entes locais a partir de uma visão abrangente dos munícipes. Recentemente, a cidade paulista de Tarumã recebeu a visita da equipe da Confederação para mais uma etapa do projeto.

A dinâmica do diagnóstico foi realizada com diferentes setores, sendo o público, a sociedade civil organizada, bem como os setores produtivo e de ensino. Colaboradoras da Confederação entrevistaram representantes de Tarumã para a coleta de informações como forma de identificar as vocações do Município. A primeira entrevista ocorreu com o prefeito da cidade, Oscar Gozzi, e secretários municipais. Na ocasião, a equipe da CNM também conheceu os desafios apontados por cada participante.

Já com o público da Organização da Sociedade Civil (OSC), a equipe do projeto teve acesso aos detalhes de como ocorre a gestão dos equipamentos públicos e suas estruturas. De forma unânime, os anfitriões destacaram como ponto positivo as políticas públicas desenvolvidas em âmbito local. Parte dos resultados das iniciativas implementadas na cidade está relacionada à emancipação do Município há pouco mais de 30 anos.

Outros setores
Com o setor de ensino, os diretores de escolas e universidades apresentaram as ações e boas práticas municipais na área de educação. Além disso, a equipe da Confederação teve a oportunidade de visitar uma escola municipal de ensino fundamental e conhecer o espaço e as atividades oferecidas para as crianças, que incluem teatro, dança, atividades físicas e até dinâmicas voltadas ao ensino de construção de Cidades Inteligentes.

Já o setor privado foi representado por empresários do Município, ocasião em que pontuaram suas respectivas atividades econômicas e experiências. A equipe também visitou uma das maiores empresas agrícolas da região, com foco na produção de álcool e açúcar. Ainda foi apresentado pelo setor produtivo uma empresa que presta serviços dedicados ao ramo da pesca esportiva e lazer e que traz visibilidade ao Município além de ampliar a economia local.

Boas práticas
Outros pontos de destaque nas visitas foram as boas práticas do Município. A equipe da CNM conheceu a Central de Videomonitoramento, o Centro de Processamento de Dados, o Complexo de Saúde, o Ganha Tempo (prestador de serviços públicos), as salas onde são realizadas as consultas por meio da telemedicina, bem como o Centro de Robótica e Inovação Municipal. Todos esses espaços e ações são considerados inovadores e impactam positivamente na vida dos munícipes de Tarumã.

A semana foi finalizada com a oficina de validação do diagnóstico vocacional, momento em que todos os entrevistados puderam contribuir com suas perspectivas em relação ao diagnóstico prévio do Município.

Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas