Home / Comunicação / Equipe técnica de turismo da CNM participa de reunião com Municípios do Rio Grande do Norte e Setur/RN

Notícias

16/06/2021

Compartilhe esta notícia:

Equipe técnica de turismo da CNM participa de reunião com Municípios do Rio Grande do Norte e Setur/RN

160621 seturrnA equipe técnica de turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou de reunião com gestores municipais de turismo e a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte (Setur/RN), na manhã desta terça-feira, 15 de maio.

A reunião teve como objetivo iniciar as discussões para a formação de consórcio envolvendo Municípios filiados à CNM que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro e que constituem o “Polo Costa Branca” (jargão turístico dado a região no estado do Rio Grande do Norte, localizada no centro e oeste do Estado).

Unidos, os gestores municipais de turismo têm a capacidade de fomentar os empreendimentos e as atrações que compõem o destino, ampliar a concessão de crédito de órgãos públicos e captar investidores para a região, com propósito de abrandar a crise causada no setor desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, em 2020, estado pandêmico relacionado à Covid-19.

Em tempos de crise, os Municípios podem encontrar nos consórcios públicos um caminho para a geração de empregos, aumento da renda e da arrecadação municipal. Como se pode observar em estudo técnico desenvolvido pela CNM, ao analisar os dados por região, fica claro o quanto a arrecadação do IPTU é maior nos Municípios turísticos. Os Municípios turísticos do nordeste arrecadam 31 vezes mais do que os Municípios não turísticos.

A área de Turismo da CNM lembra que existem muitas rotas já estabelecidas em território brasileiro, como a dos Vinhos no Rio Grande do Sul e a das Emoções no Nordeste e que, para a elaboração de consórcios, é necessária a realização do estudo de viabilidade, dos investimentos financeiros, detalhamento dos gestores de turismo, além de definir o papel de cada município.

Mais informações sobre consórcios podem ser obtidas através da nossa página clicando aqui.

Informações sobre turismo podem ser acessadas aqui.

Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas