Home / Comunicação / Está aberto prazo para preenchimento dos questionários do Censo Suas 2015

Notícias

21/09/2015

Compartilhe esta notícia:

Está aberto prazo para preenchimento dos questionários do Censo Suas 2015

Agência CNMDesde o dia 17 de setembro, os Gestores estaduais, municipais e conselhos de Assistência Social está aberto o prazo para preencher as informações do questionário censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores que o Censo Suas 2015, serve para avaliar a execução e os resultados dos programas e serviços ofertados a população.

O prazo para o preenchimento dos questionários dos Centros de Referencias CRAS e CREAS, Centro POP, Centros de Convivência, Acolhimento, Conselho, Gestão Municipal, Gestão Estadual, Serviço PSE para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias segue até o dia 27 de novembro. Após esta data, o sistema fica aberto para o retificação, no período correspondido ente o dia 28 de novembro a 6 de dezembro.

Neste ano, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) elaborou e incluiu mais um questionário, sobre o serviço de Proteção Social Especial para pessoas com deficiência, idosas com algum grau de dependência e suas famílias, podendo assim, obter informações mais específicas das unidades que executam o serviço.

Censo Suas
A CNM esclarece que, o Censo Suas é realizado anualmente, desde o ano de 2007 e explica que o levantamento das informações coletadas através do censo, são fundamentais para a qualidade do atendimento à população e na gestão e controle da política de assistência social, podendo identificar os avanços, limitações, e desafios para aprimorar o sistema. Permite observar e traçar a realidade detalhado da assistência social em todo o território nacional.

O MDS recebe as informações do Censo Suas exclusivamente por meio do sistema eletrônico e devem ser fielmente digitadas com as informações declaradas pelo agente público, para registros administrativos do Suas.

O preenchimento é escalonado, a Entidade faz relevância para o cronograma a seguir, de acordo com a unidade de serviço e os responsáveis pelo preenchimento dos questionários:

21092015_tabela_suas_2015_2

21092015_tabela_suas_2015_1




A Entidade faz alerta ao não preenchimento do Censo SUAS, onde os Municípios podem produzir sanções administrativas e levar ao bloqueio de recursos. Fique atento às datas e evite deixar o preenchimento para a última hora.

Os Municípios que no decorrer do preenchimento dos questionários, tenha alguma dúvida ou necessite de algum apoio e esclarecimento sobre o Censo Suas, deverá entrar em contato com a respectiva Secretaria Estadual ou, se necessário, contatar o MDS por meio do e-mail vigilanciasocial@mds.gov.br, ou pelo telefone 0800 707 2003.


O acesso ao sistema eletrônico é feito pelo por meio do seguinte link: http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas/

 


Notícias relacionadas