Home / Comunicação / Estiagem e Chuvas: Situação de Emergência é reconhecida em mais 10 Municípios

Notícias

27/03/2015

Compartilhe esta notícia:

Estiagem e Chuvas: Situação de Emergência é reconhecida em mais 10 Municípios

Ag. CNMFoi publicada na sexta-feira, 27 de março, a Portaria 50 que reconhece a Situação de Emergência em 10 Municípios. Os Municípios de Muqui (ES), Rio Novo do Sul (ES), São Roque do Canaã (ES), Ibiaí (MG), Matias Cardoso (MG), São João do Paraíso (MG), Bom Jesus do Itabapoana (RJ) foram atingidos por estiagem. Já Nova Andradina (MS) como São Domingos do Sul (RS) sofreram enxurradas e Poá (SP) com chuvas intensas.
 
A estiagem prolongada continua causando transtornos aos Municípios da região sudeste, dos dez Municípios que obtiveram o reconhecimento federal de anormalidade, oito são do sudeste e sete foram afetados pela seca. Os estados do Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais enfrentam uma crise hídrica desde 2013, no Espírito Santo a estiagem é considerada a pior dos últimos 30 anos, segundo o Boletim de 26.03 divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, 44 municípios decretaram anormalidade decorrente da seca, diversos setores foram afetados como agronegócio e na indústria.
 
Em Minas Gerais não é diferente a defesa civil do Estado informou que 124 decretaram Situação de Emergência. A produção de café e de leite foram os mais afetados com redução de mais de 60% na produção, na safra de 2014/2015 foi considerada a mais fraca dos últimos anos.
 
São Paulo
Apesar do Município de Poá ter obtido reconhecimento federal em decorrência de chuvas intensas no início de 2015, o Estado de São Paulo ainda sofre com a crise hídrica que causou o colapso no sistema de abastecimento de água onde a população foi obrigada a fazer o racionamento. Os paulistanos também sentiram no bolso, já que o governo aumentou as taxas de juros nas contas de água para forçar a população a economizar.
 
Veja aqui a Portaria.

Notícias relacionadas