Home / Comunicação / Estiagem faz quase 300 Municípios nordestinos decretarem Situação de Emergência

Notícias

21/07/2015

Compartilhe esta notícia:

Estiagem faz quase 300 Municípios nordestinos decretarem Situação de Emergência

Pref. Senhor do Bonfim/BACentenas de Municípios brasileiras agonizam diariamente com a seca. O Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 21 de julho, traz portaria que reconhece Situação de Emergência em 296 cidades nordestinas do Piauí, Alagoas e Bahia.

O Piauí é o Estado que reúne o maior número de Municípios com reconhecimento federal: são 152 no total. Isso representa mais da metade dos casos retratados nesta publicação. Em segundo lugar, aparece a Bahia com 196 Municípios, e Alagoas com 38.

A crescente quantidade de cidades que decretaram Situação de Emergência reforça o drama vivenciado pelos gestores da região. Em 2013, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoveu uma mobilização nacional para chamar a atenção das autoridades ao problema.

Como consequência, foi criada uma política pública federal que tinha como objetivo auxiliar o fornecimento de água do Nordeste. Entretanto, como sinalizam os números, os Municípios nordestinos ainda precisam de apoio para lidar com a questão.

Veja aqui a lista completa de cidades com reconhecimento federal

 

 


Notícias relacionadas