Home / Comunicação / Evento internacional levanta U$ 40 bilhões para igualdade de gênero no mundo

Notícias

12/07/2021

Compartilhe esta notícia:

Evento internacional levanta U$ 40 bilhões para igualdade de gênero no mundo

Tiago zanero unpd21Novos compromissos foram projetados para igualdade de gênero durante o Fórum Geração Igualdade, que ocorreu no mês passado em Paris. O evento internacional é organizado pela Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e tem o escopo de debater os compromissos globais sobre igualdade de gênero, sustentabilidade e juventude.

O Fórum foi realizado em um momento crítico, enquanto o mundo avalia o impacto desproporcional e prejudicial da pandemia Covid-19 sobre mulheres e meninas. Durante três dias, o Fórum envolveu quase 50 mil pessoas em um formato principalmente virtual para avançar rapidamente na justiça de gênero. Lideranças ativistas brasileiras marcaram presença no evento.

Segundo a diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, o Fórum Geração Igualdade marca uma mudança histórica e positiva de poder e perspectiva. Durante o evento, países, empresas, organizações do terceiro setor e organismos internacionais se comprometeram em investir U$40 bilhões de dólares em um plano de ação de cinco anos para acelerar a igualdade de gênero ao redor do mundo.

Plano de Ação
Durante o evento foi lançado um Plano de Aceleração Global para a Igualdade de Gênero, constituído por seis Coalizões de Ação, parcerias que identificaram as ações mais críticas necessárias para alcançar a igualdade de gênero, que vão desde violência baseada em gênero e tecnologia até justiça econômica e climática.

A necessidade de criação do fundo de 40 bilhões de dólares surge pela dificuldade em obtenção de recursos para os direitos das mulheres e meninas, uma vez que a falta de financiamento tem sido uma das razões para o lento progresso no avanço da igualdade de gênero e na implementação da agenda dos direitos das mulheres desde 1995, quando realizada a primeira grande conferência sobre a temática em Pequim.

Os governos e as instituições do setor público se comprometeram a gastar 21 bilhões de dólares em investimentos em igualdade de gênero, o setor privado, 13 bilhões de dólares e a filantropia, outros 4,5 bilhões de dólares. Entidades da ONU, organizações internacionais e regionais comprometeram-se em um total de 1,3 bilhões de dólares.

Agenda 2030 e ODS
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que a Agenda 2030 representa um esforço global para construção de um futuro sustentável para as gerações futuras. A Agenda possui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como seus mecanismos de implementação. São 17 objetivos que se desdobram em 169 metas, que compõem a Agenda 2030.

Os ODS abordam os mais diversos aspectos da vida humana: desde combate à pobreza até mudança climática, passando por trabalho decente, inovação tecnológica e equidade de gênero. Um grande diferencial da Agenda é que o esforço de alcance do ODS 5 é transversal à toda ela e reflete a crescente evidência de que a igualdade de gênero tem efeitos multiplicadores no desenvolvimento sustentável.

Saiba mais sobre como trabalhar os ODS e a temática das mulheres de maneira transversal acessando a cartilha do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) e a Área Técnica de Mulheres, lançada na Coletânea Novos Gestores 2021-2024.

Foto: ONU Mulheres

Da Agência CNM de Notícias, com informações da ONU Mulheres

 


Notícias relacionadas