Home / Comunicação / Evento sobre fortalecimento da mulher na política será promovido pela AMP; MMM marca presença

Notícias

20/08/2021

Compartilhe esta notícia:

Evento sobre fortalecimento da mulher na política será promovido pela AMP; MMM marca presença

Tania Ziulkoski 951x675Com o objetivo de fortalecer, integrar e aumentar ainda mais a representatividade das mulheres, a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) promove pela primeira vez o Encontro das Prefeitas do Paraná, nos dias 24 e 25 de agosto, em Curitiba. A expectativa é reunir prefeituras paranaenses em torno de temas relevantes no contexto da gestão pública e da participação mais ativa das mulheres unidas na política.

A fundadora do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Tania Ziulkoski, participará do evento, que tem ainda o escopo de somar forças a esse movimento que vem incentivando uma participação mais efetiva das mulheres na política, seja por iniciativa de governos, partidos políticos, associações e movimentos independentes. Em sua apresentação, Tania pretende mostrar um pouco mais do trabalho realizado nestes quase cinco anos do Movimento Mulheres Municipalistas, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), destacando as ações realizadas para fortalecer a presença da mulher no municipalismo brasileiro.

Para debater temas relevantes para as prefeitas, valorizando a participação das mulheres na política e nas gestões municipais, mesmo em meio à pandemia da Covid-19, foram convidadas, além de Tania Ziulkoski, a primeira-dama do Estado do Paraná, Luciana Saito Massa; e a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves. As autoridades devem ser recebidas pela presidente do Conselho da Mulher da AMP e prefeita de Pérola, Valdete Carlos Oliveira Gonçalves da Cunha.

De acordo com a AMP, no Paraná são 39 Municípios governados por mulheres, um aumento de 17,95% em relação à eleição de 2016, quando apenas 29 Entes eram liderados por prefeitas. “Queremos ter uma presença feminina maior nas disputas eleitorais, não apenas para prefeitas, mas também para outros cargos do Executivo e do Legislativo – vereadoras, deputadas estaduais, deputadas federais, senadoras, governadores e presidenta da república”, destaca o presidente da AMP, Júnior Weiller.

O 1º Encontro das Prefeitas do Paraná tem o objetivo de valorizar as mulheres prefeitas e, também, das suas gestões à frente dos Municípios, o que vem sendo feito por elas com muita competência.


Da Agência CNM de Notícias, com informações da AMP


Notícias relacionadas