Home / Comunicação / Ex-prefeito de Barcelona irá ministrar palestra sobre cidades inovadoras na Cúpula de Prefeitos em março

Notícias

26/02/2020

Compartilhe esta notícia:

Ex-prefeito de Barcelona irá ministrar palestra sobre cidades inovadoras na Cúpula de Prefeitos em março

Arte CNMPrefeito de Barcelona, na Espanha, entre 2006 e 2011, Jordi Hereu esteve à frente do processo de modernização da capital da Catalunha, atrelado ao modelo de smart city – cidade inteligente. As mudanças promovidas na época, baseadas na identidade da região e no legado que se pretendia deixar, foram resultado de novas estratégias e posicionamentos urbanos para que a metrópole de mais de 5 milhões de habitantes pudesse ser vista como cosmopolita, densa, vibrante, diversa, inovadora e inteligente.

Para compartilhar essa experiência e incentivar outros gestores, Hereu irá ministrar palestra magna na XIII Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais Latino-americanos, que ocorre de 17 a 20 de março no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O ex-prefeito, atualmente CEO da IdentyCity e consultor da Barcelona Plataforma Empresarial (BPE), está na programação de quarta-feira, 18 de março.

Sua apresentação irá tratar do tema principal da Cúpula neste ano: cidades inovadoras para as pessoas. Segundo ele, “faltam projetos e pactos” que viabilizem a transformação dos espaços públicos de acordo com as necessidades da população e o potencial da região. “É importante que os dirigentes possam apostar em planos que se adequem às suas cidades, deem sentido às suas iniciativas e impulsionem o seu crescimento. As tecnologias devem ser concebidas como um grande instrumento ao serviço das cidades. Conhecer a realidade, o legado, e construir o projeto vai permitir transformá-las”, defende.

Evento internacional
As inscrições para a 13ª edição da Cúpula de Prefeitos – que reúne anualmente o movimento municipalista de 24 países do continente – já estão abertas e podem ser feitas no site. No portal, é possível acessar ainda a programação preliminar, histórico com as edições anteriores e orientações sobre voos e hospedagem, que são de responsabilidade do participante.

Serão quatro dias intensos de troca de conhecimento e de experiências com palestras e mais de 40 atividades entre salas de projeto, oficinas temáticas e mesas redonda, além de exposição de estandes. A Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e a Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma) são as entidades promotoras do evento.

Para se ter uma ideia, no mesmo dia da palestra do ex-prefeito de Barcelona, haverá o lançamento do projeto Inova Juntos, iniciativa da CNM com apoio financeiro da União Europeia; apresentação da Carta Brasileira de Cidades Inteligentes, pela secretária nacional de Desenvolvimento Regional, Adriana Melo Alves; e oficinas temáticas sobre segurança cidadã, empreendedorismo e periferia, poder legislativo atuando para inovação, políticas e sistemas de saúde na América Latina e integração de refugiados e migrantes.

Da Agência CNM de Notícias com informações de Amupe


Notícias relacionadas