Home / Comunicação / Experiências do Consórcio Público Geoparque Seridó são apresentadas em reunião com a CNM

Notícias

06/05/2022

Compartilhe esta notícia:

Experiências do Consórcio Público Geoparque Seridó são apresentadas em reunião com a CNM

06052022 consocios cnm geridoA Confederação Nacional de Municípios (CNM) esteve reunida, de forma virtual, com a secretária executiva do Consórcio Público Intermunicipal Geoparque Seridó (CPIGS), Janaína Medeiros. A instituição é responsável pela gestão do Geoparque Seridó, formado por seis Municípios do Estado do Rio Grande do Norte.

Constituído em 2019, o consórcio foi um instrumento de cooperação fundamental para o desenvolvimento das ações do geoparque e consequentemente para a conquista do selo de reconhecimento da Unesco. No dia 13 de abril, o geoparque recebeu o reconhecimento de Geoparque Mundial concedido pela agência especializada das Nações Unidas.

Essa ação significa que a entrega do selo classifica a região como um destino de interesse internacional, inserindo o Geoparque Seridó na Rede Mundial de Geoparques (Global Geoparks Network). Durante a reunião virtual, a representante do consórcio informou que os geoparques são áreas com limites definidos onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são integrados em estratégias de desenvolvimento territorial que envolvem a conservação da natureza, a educação e a promoção do desenvolvimento econômico.

O consórcio também é referência pela visibilidade dada às ações desenvolvidas. Com presença ativa nas principais redes sociais, o Geoparque Seridó é o que possui mais seguidores no Instagram entre os 177 Geoparques Mundiais presentes em 46 países. Ao término da reunião, o consórcio foi convidado a participar do 3º Seminário Nacional de Governança para o Turismo.

Organizado pela CNM, o evento será realizado em Parauapebas (PA) entre os dias de 19 e 21 de maio. Acesse aqui mais informações. http://www.governancaparaoturismo.cnm.org.br/. A Confederação busca contribuir para a organização, a legalização e a difusão do conhecimento sobre os consórcios públicos. Nesse sentido, a entidade promove intercâmbio de informações e experiências que contribuam para o desenvolvimento municipal e o fortalecimento do regionalismo por meio dos consórcios públicos nas mais diversas áreas de políticas públicas.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas