Home / Comunicação / Fames e CNM respondem dúvidas de gestores locais de Sergipe com apoio do Ministério da Saúde

Notícias

06/04/2020

Compartilhe esta notícia:

Fames e CNM respondem dúvidas de gestores locais de Sergipe com apoio do Ministério da Saúde

06042020 WORKSHOP FAMES E CNM CORONAVIRUS SAUDERepresentantes de secretarias municipais de saúde de Sergipe participaram de workshop on-line, com a participação da Confederação Nacional de Municípios (CNM), sobre ações contra o novo coronavírus (Covid-19), na tarde desta segunda-feira, 6 de abril. Organizado em parceria com a Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), o encontro virtual teve o apoio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) do Ministério do Saúde, que ajudou a esclarecer dúvidas dos participantes.

O grupo debateu desde regras para utilização de recursos de emendas parlamentares à possibilidade de instalar hospitais de campanha em locais estratégicos. Sobre o remanejamento de saldos remanescentes de fundos municipais para saúde - medida aprovada pelo Congresso e que aguarda sanção -, o supervisor do Núcleo de Desenvolvimento Social da CNM, Denilson Magalhães, reforçou os critérios. “Não é apenas ver se tem saldo e remanejar. Só poderemos utilizar o recurso que ficou, se o objetivo foi cumprido. Por exemplo, se a verba era para uma obra, ela tem que ter sido entregue”, pontuou.

Na organização municipal, a equipe da Saps reforçou que é importante fazer um planejamento de enfrentamento à Covid. A proposta é trabalhar com cenários de um, dois e três meses, analisando o que é mais urgente para fazer com os recursos. Além disso, os profissionais orientaram os gestores e servidores a sempre tentarem monitorar os casos e fazer o controle.

Outro ponto levantado pela pasta federal foi a organização das unidades de saúde a fim de evitar aglomerações. A secretaria recomenda que as pessoas sejam recebidas antes de adentrar à unidade. Neste momento, os funcionários de saúde devem questionar sobre sintomas e, se for o caso, manter o usuário separado dos demais na espera pelo atendimento.

Ainda sobre as medidas que cada Município deve adotar, o supervisor da CNM reforçou que cabe ao gestor analisar bem a situação e estar alinhado com as orientações do governo do Estado. “Você precisa conhecer sua comunidade, saber qual será o impacto das medidas que você vai tomar. É importante, contudo, neste momento, a gente garantir o controle da disseminação”, afirmou.

Presidente da Fames, Christiano Cavalcante agradeceu o trabalho da CNM e do presidente da entidade, Glademir Aroldi. “É um grande capitão deste barco, para podermos ultrapassar todos os obstáculos dessa crise, dessa pandemia”, opinou. Cavalcante destacou ainda o trabalho técnico do ministério, embasado em recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Esse é o momento de nós cuidarmos das pessoas, de preservarmos a vida. Sabemos que virá uma crise econômica gigante à frente, mas, para combatê-la, primeiro temos de passar pela fase de defender vidas”, acrescentou.

A CNM reúne informações para o enfrentamento à Covid-19 nos Municípios em uma página dedicada às ações contra o novo coronavírus. No site, há ainda notas técnicas, notícias, minutas e outros informativos para auxiliar os gestores municipais.

Por Amanda Martimon
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas