Home / Comunicação / Ferramenta permite acessar informações do Cadastro Único pelo celular

Notícias

17/07/2018

Compartilhe esta notícia:

Ferramenta permite acessar informações do Cadastro Único pelo celular

EBCUma plataforma pretende dar mais celeridade no acesso às informações de cidadãos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que foi disponibilizado o aplicativo Meu CadÚnico. A ferramenta permite a consulta de atualização de dados para que benefícios de programas como o Bolsa Família e outros não sejam cancelados.

A plataforma é a versão mobile do site Consulta Cidadão. Por meio do aplicativo Meu CadÚnico é possível verificar se a família está inscrita no Cadastro Único, consultar a renda informada, além de disponibilizar o comprovante de cadastramento e informações sobre todos os programas sociais do governo federal. Pela ferramenta, ainda é possível ver o Número de Identificação Social (NIS) de todos os componentes da família.

Antes, para saber o NIS, o cidadão precisava ir até um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou acessar o Consulta Cidadão. Outra facilidade do aplicativo é a validação do comprovante de cadastramento a partir do leitor de QRCode, espécie de código de barras que pode ser escaneado pela câmera do celular.

Por meio do código ou de uma chave de segurança, o cidadão poderá compartilhar o comprovante, caso algum programa social deseje verificar a autenticidade da informação, como concursos públicos ou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quem não estiver inserido no Cadastro Único também pode acessar o aplicativo. Nesse caso, os cidadãos poderão encontrar informações sobre o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo da sua casa.

O aplicativo Meu CadÚnico já está disponível para download nas lojas de aplicativos para Android e IOs.

Com informações do Ministério do Desenvolvimento Social


Notícias relacionadas