Home / Comunicação / Ferramentas virtuais para prefeituras promoverem iniciativas culturais durante a pandemia

Notícias

01/04/2020

Compartilhe esta notícia:

Ferramentas virtuais para prefeituras promoverem iniciativas culturais durante a pandemia

01042020 FerramentasOnline CulturaPara promover o acesso a conteúdos e atividades artístico-culturais na situação de isolamento social provocada pela pandemia do novo coronavírus, os gestores municipais podem utilizar o ambiente virtual. Por isso, a área técnica de Cultura da Confederação Nacional de Municípios (CNM) selecionou ferramentas on-line que podem ajudar na realização dessas iniciativas.

Além disso, Nota Técnica já divulgada pela entidade também orienta os gestores locais da cultura no apoio ao combate da disseminação do vírus e à redução dos impactos negativos para a população e a área cultural. 

Apresentações ao vivo

Sites já conhecidos, como o Facebook, o Instagram e o YouTube, possibilitam transmissões on-line e ao vivo. A partir deles, por exemplo, o órgão gestor municipal de cultura pode organizar um calendário de apresentações virtuais de artistas locais.

Cursos e oficinas

As plataformas Skype, Hangouts e Zoom  – que também estão disponíveis em formato de aplicativo – são usadas para videoconferências que permitem o encontro on-line de muitas pessoas ao mesmo tempo.

Com esses instrumentos, por exemplo, o centro cultural do Município pode transferir para o ambiente virtual aulas de oficinas que, até então, eram ofertadas presencialmente. Já para bibliotecas locais uma ideia é produzir um calendário de rodas de leitura on-line de obras literárias que são de domínio público e encontradas na internet.

Levantamentos

A plataforma Google Forms é voltada para a aplicação de pesquisas em ambiente virtual. A ferramenta pode ajudar a mapear os impactos negativos e as demandas geradas para a população e o setor cultural pelo novo coronavírus, a fim de subsidiar o processo de tomada de decisão em relação às medidas que serão adotadas pelo órgão gestor municipal de cultura durante a pandemia.

O seu Município promove o acesso a conteúdos e atividades artístico-culturais pela internet? Compartilhe com a área técnica de Cultura da CNM as medidas que a gestão pública de cultura do seu Município está tomando para superar os atuais desafios enfrentados pelo setor cultural.

Da Agência CNM de Notícias

 


Notícias relacionadas