Home / Comunicação / Fórum de Contadores ocorre no dia 27 de maio dentro da programação da Marcha

Notícias

16/04/2015

Compartilhe esta notícia:

Fórum de Contadores ocorre no dia 27 de maio dentro da programação da Marcha

DivulgaçãoO VI Fórum de Contadores promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) será gratuito e vai ocorrer dentro da programação da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Todos os anos, o evento propõe debater os desafios do setor nos Municípios brasileiros. Assim, no dia 27 de maio, a partir das 14h, as experiências em relação aos procedimentos que passam a fazer parte da rotina dos contadores municipais agora em 2015 vão ser abordadas no Fórum. 

Dentre os participantes, a contadora da Prefeitura de Belo Horizonte (MG) deve compartilhar os desafios enfrentados na implantação do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCasp). Desde janeiro deste ano, o PCasp passou a ser de adoção obrigatória em todos os Municípios. Também consta programação uma palestra com o secretário-executivo da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), José Rafael Correia. Ele é o representante da CNM no Grupo Técnico de Contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional (GTCON/STN), e deve promover discussão sobre a contabilização dos consórcios públicos. 

As adequações do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops) também serão abordados durante palestra. O foco deve ser os novos padrões contábeis, e a dificuldade de lançar os dados no Sistema – que demanda informações orçamentárias – enfrentada pelas administrações municipais que adotaram o PCasp. Para discutir o assunto, a CNM convidou uma especialista no assunto. 

Para auxiliar os participante e os gestores municipais, a CNM elaborou a cartilha Entendendo as Mudanças da Contabilidade Municipal em 2015. O material será entregue durante o evento. Na publicação consta exemplos dos principais procedimentos orçamentários e patrimoniais que devem ser observados pelos contabilistas municipais a partir deste ano, inclusive quanto ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

Os interessados em participar do Fórum devem fazer inscrição no dia, no local do evento. Mais informações pelo (61) 2101.6002 e (61) 2101.6070 ou pelo email contabilidade.municipal@cnm.org.br

Confira a programação


Notícias relacionadas