Home / Comunicação / Frente Parlamentar dos Consórcios é lançada em Brasília

Notícias

25/09/2019

Compartilhe esta notícia:

Frente Parlamentar dos Consórcios é lançada em Brasília

Frente dos Consorcios 3Foi lançada nesta quarta-feira, 25 de setembro, a Frente Parlamentar Mista dos Consórcios Públicos. A solenidade, que aconteceu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, contou com a presença de diversos parlamentares, entre deputados e senadores, além de autoridades ligadas à área de consórcios públicos.

Como presidente, assume o deputado Geninho Zuliani (PSDB-SP). Na oportunidade, o parlamentar reforçou a importância da Frente para os Municípios brasileiros. “Agora, os interesses dos Consórcios serão defendidos perante a Câmara e o Senado. Junto com a CNM [Confederação Nacional de Municípios], iremos combater e defender os interesses do consórcio público na Câmara”, finalizou.

Durante discurso, o presidente da Frente Parlamentar do Pacto Federativo (FPPF), deputado Sílvio Costa Filho, reforçou dados da Confederação sobre a temática. “Hoje, segundo a CNM, temos mais de 400 Consórcios. Mas precisamos deixar e criar regras mais claras sobre o papel do consórcio público. Quero me somar a essa causa. Acho que a gente tem uma bela agenda pela frente que é sobretudo a do novo pacto federativo. Que possamos fortalecer cada vez mais os Municípios no Brasil”, citou.

Em seguida, o presidente da Frente dos Municípios Brasileiros (FMB), deputado Herculano Passos (MDB-SP), ressaltou a importância dos Consórcios, especialmente para os Municípios de pequeno e médio porte. “Quando vem um prefeito pedir recurso é uma situação. Quando ele vem pedir recurso para várias cidades tem nas mãos uma força política maior e mais condições de receber recursos”, sinalizou.

CNMParticipando do evento, a prefeita de Lourdes (SP), Gisele Tonchis, citou alguns benefícios que o Consórcio Público na região do Município trouxe para o Estado. “É fantástico esse movimento, porque o consórcio fortalece todos os Municípios. Na nossa região, nós já temos de saúde, que é imprescindível para conseguirmos agilizar os atendimentos quando as pessoas têm consultas com clínicos específicos. Agora, nós vamos iniciar um consórcio de abrangência maior, que é a questão de resíduos sólidos. Mas vimos que, dentro de um, pode ter vários seguimentos”, complementou.

A Frente Parlamentar Mista dos Consórcios se une à FPPF e ao FMB na defesa dos interesses dos Municípios no Congresso Nacional. Para auxiliar os trabalhos das Frentes, bem como informar sobre os Municípios em relação a como implementar ações em conjunto, a CNM disponibiliza o hotsite do Observatório dos Consórcios.

“Vamos começar diálogo com a Casa Civil e com todos os Ministérios de forma oficial para poder ajudar nas emendas parlamentares, que têm um impacto muito rápido nos consórcios públicos. Vamos fazer um grande movimento nacional em defesa dos consórcios públicos”, finalizou o deputado Geninho.

Por: Lívia Villela
Fotos: Agência CNM
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas