Home / Comunicação / Fundadoras do MMM participam de Congresso Paulista

Notícias

18/10/2019

Compartilhe esta notícia:

Fundadoras do MMM participam de Congresso Paulista

CNMO Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) marcou presença no 63º Congresso Estadual de Municípios, promovido pela Associação Paulista de Municípios (APM). O evento termina nesta sexta-feira, 18 de outubro. As fundadoras Tania Ziulkoski e Dalva Christofoletti participaram de diversos debates, inclusive da sessão solene de abertura, na tarde do dia 15.

Na manhã desta quinta, Tânia Ziulkoski apresentou o MMM a prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras, secretarias e primeiras-damas do Estado, durante programação especial. Ela destacou a necessidade de o público feminino assumir o protagonismo na política nacional, começando por suas localidades. “Hoje, nós temos 12% de prefeituras geridas por mulheres, e, no legislativo, somos menos de 10%”, destacou.

Tania também divulgou as publicações produzidas pelo movimento que mostram os avanços da inserção da mulher na política municipal brasileira. A prefeita paulista de Monteiro Lobato e integrante do MMM e da diretoria da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Daniela de Cássia, participou de plenária, com um breve depoimento da sua trajetória. Ela aproveitou o momento de sensibilização para chamar mais mulheres para a política.

O mesmo entendimento foi reforçado pelo presidente da Confederação, Glademir Aroldi, ao prestigiar a plenária. Ele fez um chamado a todas as mulheres presentes a se engajarem no movimento municipalista e ocuparem esse espaço, que também é, por direito, da mulher. Aroldi e as demais autoridades convocaram as gestoras para a sessão solene em homenagem ao MMM no próximo dia 30 no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Nos três dias do Congresso Paulista, as mulheres ganharam espaço e uma programação especial oportunizou o compartilhamento de boas práticas da gestão municipal por primeiras-damas, prefeitas e vereadoras. A pioneira do movimento municipalista, fundadora da Confederação e do MMM, Dalva Christofoletti, foi a grande anfitriã do espaço.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas