Home / Comunicação / Gestoras lançam Movimento Mulheres Municipalistas Mineiro

Notícias

14/05/2019

Compartilhe esta notícia:

Gestoras lançam Movimento Mulheres Municipalistas Mineiro

Ag CNMA regionalização do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), lançado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em 2017, é uma tendência. Alguns Estados, como a Paraíba e o Rio Grande do Sul, já formalizaram seus grupos de gestoras para articular a pauta da gestão local. Nesta terça-feira, 14 de maio, foi a vez de Minas Gerais (MG).

Prefeitas, vice-prefeitas, secretárias, vereadoras e lideranças do Estado aproveitaram o segundo encontro oficial do grupo para lançar oficialmente o Movimento Mulheres Municipalistas Mineiro. Em meio a programação do 36º Congresso Mineiro de Municípios, elas aproveitaram para reforçar a importância da participação feminina e da união na política.

Da mesma forma que foram discutidas em outras plenárias – já que o tema do Congresso neste ano é “Novos governos. Perspectivas, Desafios e Compromisso com os Municípios” – as dificuldades e as soluções encontradas pelas gestoras em seus mandatos ou trabalhos técnicos pautaram a maioria das apresentações e debates.

Abrangência do Movimento
Em Minas Gerais, as prefeitas são apenas 7% dos 853 administradores públicos eleitos nas últimas eleições estaduais. Contudo, como a Associação Mineira de Municípios (AMM-MG) ressalta, elas “mostram muita força e união no comando dos Municípios mineiros”. Por isso, a importância de se debater “questões inerentes ao empoderamento das mulheres e a força do comando das prefeitas e de fiscalização e participação das vereadoras no Poder Legislativo”.

Ag CNMEm sua fala durante a plenária na tarde desta terça, a fundadora do MMM Tânia Ziulkoski apresentou o movimento, desde sua concepção e criação. Ao explicar como se dá a atuação, ela destacou os encontros frequentes realizados com representantes de vários Estados e os projetos de abrangência nacional que elas apoiam, como o Municípios Doadores.

Para “dar voz” a todas as mulheres presentes e engajar a participação, a prefeita Benice Maia, de Itapagipe (MG), representante do MMM no Estado, pediu que todos se apresentassem, incluindo os homens que estavam assistindo. A prefeita Daniela de Cássia Brito, de Monteiro Lobato (SP), também compôs a mesa ao lado da gestora mineira e da fundadora do MMM. As mulheres saudaram o protagonismo da Tânia Ziulkoski e da Dalva Christofoletti como líderes do municipalismo brasileiro e se comprometeram a atuar em conjunto pela melhoria dos Municípios.

À noite, durante a cerimônia de abertura do evento, o presidente da AMM-MG, Julvan Lacerda, irá oficializar em ata a criação do Movimento Mineiro. Nesta quarta-feira, 15 de maio, toma posse a nova diretoria da entidade estadual e as integrantes do MMM de Minas Gerais já devem compor o grupo, a exemplo do que ocorre na CNM.

Confira a programação do evento.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas