Home / Comunicação / Gestores do InovaJuntos conhecem parcerias de empreendedorismo do Sebrae com Municípios

Notícias

24/05/2022

Compartilhe esta notícia:

Gestores do InovaJuntos conhecem parcerias de empreendedorismo do Sebrae com Municípios

24052022 sebrae cnm inovajuntosOs gestores da 1ª Missão Técnica InovaJuntos Portugal-Brasil conheceram projetos e parcerias que aliam empreendedorismo e municipalismo. Nesta terça-feira, 24 de maio, o grupo foi recebido na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Brasília, onde foram apresentadas iniciativas do setor.

Na abertura da solenidade, o coordenador do projeto no Brasil e consultor da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Luís Maurício Junqueira Zanin, fez uma breve apresentação do InovaJuntos, que tem o objetivo de encontrar soluções para os problemas reais encontrados na administração pública. "Unimos nessa primeira missão 20 Municípios brasileiros e 12 de Portugal", pontuou. O projeto é implementado pela CNM e o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e cofinanciado pela União Europeia.

Presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles destacou as trocas possíveis entre os dois países. “Essa é uma interação muito positiva proporcionada pela CNM. Estamos em um momento muito especial para aproveitar a aproximação com Portugal para internacionalização das micro e pequenas empresas brasileiras, é uma porta de entrada para a União Europeia”, avaliou.

Melles aproveitou a oportunidade para apresentar o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) e o programa Cidade Empreendedora, que visa transformar os Municípios por meio de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos. O diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, acrescentou que o programa foca em “melhorar a renda, a empregabilidade e fixar jovens na cidade em prol do desenvolvimento local”.

24052022 foto sebrae e cnmPara o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ibáñez, a proposta tem seu principal mérito ao propor uma cooperação a nível local e não apenas entre duas nações. “Para nós a proposta do InovaJuntos é muito particular e positiva porque coloca os Municípios juntos, que têm esse trabalho de estar perto dos cidadão, sendo a primeira porta”, opinou. Ele destacou ainda que tanto Portugal quanto a União Europeia têm muito a aprender com o Brasil.

Ao fim do encontro, o coordenador do InovaJuntos em Portugal e investigador do CES da Universidade de Coimbra, Giovanni Allegretti, fez uma avaliação dos primeiros dias da Missão. “Houve tensões, pois a cooperação é baseada no processo de entender as diferenças também. Mas, hoje, atuando em grupos temáticos fizemos grandes trocas e tivemos muitos avanços.” Em novembro será a vez dos gestores brasileiros visitarem Portugal na segunda Missão Técnica do projeto. Durante dois dias, na sede da CNM, o grupo participou de palestras e debateu propostas. A partir desta quarta-feira, 25, os participantes seguem para visitas nos 4 Municípios brasileiros, a fim de conhecer iniciativas in loco.

O InovaJuntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade é subdividido em quatro grupos temáticos: Desenvolvimento Econômico e Inovação; Desenvolvimento Territorial e Consórcios; Cidades Verdes e Mudanças Climáticas; e Espaços Inclusivos e Inovação Cultural e Social. Conheça mais no site oficial.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas