Home / Comunicação / Gestores nordestinos conhecem iniciativas para a retomada segura das atividades turísticas

Notícias

18/01/2021

Compartilhe esta notícia:

Gestores nordestinos conhecem iniciativas para a retomada segura das atividades turísticas

18012021 Mario02Como preparar o seu Município para receber viajantes de forma segura e promover o desenvolvimento do Turismo com a retomada das atividades? Medidas que podem ser adotadas pelos prefeitos eleitos e reeleitos da região Nordeste para a recuperação e a operacionalização turística fizeram parte de um painel dos Seminários Novos Gestores na tarde desta segunda-feira, 18 de janeiro.

O consultor da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), Mário Nascimento, destacou o potencial do turismo nos Municípios do país e explicou que a atividade tende a crescer com a retomada segura que deve redirecionar a demanda reprimida de viajantes.

"O turismo é a atividade que mais cresce. Envolve várias áreas. O Brasil é o primeiro no mundo em potencial natural. Agora, em 2021, as viagens serão, em um primeiro momento, mais regionalizadas, mais locais, mais próximas, dentro do Brasil. Os brasileiros vão viajar fazendo turismo interno e os Municípios têm que estar em alerta a esse processo”, orientou Nascimento ao lembrar a importância do turismo em toda cadeia produtivo, como a geração de emprego e renda.

A analista técnica de Turismo da Confederação, Marta Feitosa, seguiu esse entendimento de inclusão social com as atividades turísticas e pontuou que elas cresceram nos últimos anos nos Municípios com a geração de diversas oportunidades aos cidadãos. "Turismo é uma atividade inclusiva que permite qualquer segmento da sociedade, da economia ganhar dinheiro quando o turista chega ao Município. Além dos cidadãos comuns, a cadeia produtiva envolve bares, restaurantes e outros setores", ressaltou.

Campanha na pandemia
Durante a pandemia, a Confederação promoveu a campanha Municípios Juntos pelo Turismo. A iniciativa teve como objetivo engajar os Entes locais na formação de uma rede de cooperação e apresentar novas ideias dentro dos desafios enfrentados pelas prefeituras com a crise sanitária mundial. Foram dezenas de lives com convidados que deram dicas de como se reinventar em plena pandemia. A série de lives está disponível na TV Portal CNM.18012021 MartaFeitosa

Cidades Históricas
O consultor e a técnica da CNM reforçaram a importância da preservação e promoção das Cidades Históricas, Turística e Patrimônio Mundial. Eles mencionaram que a Confederação capacita os gestores e leva esses debates anualmente em um encontro nacional que intensifica debates sobre melhorias para essas cidades. Com a pandemia, os dois reiteraram a importância do turismo local quando for possível a retomada segura das atividades.

“Temos que pensar de forma regionalizada nesse momento. As viagens serão internas. Mais de 10 milhões que viajam para o exterior agora estarão viajando pelo Brasil. Olha o potencial de gastos nos Municipios”, motivou Nascimento ao lembrar que os gestores podem buscar recursos públicos e privados para o fomento do turismo.

Retomada eficiente
Por fim, os representantes da CNM listaram algumas recomendações para a retomada dos gestores, como: contratar profissional qualificado para a área de turismo; reavaliar planos e estratégias municipais; fortalecer e engajar o Conselho Municipal de Turismo; criar novos roteiros e valorizar a experiência local; buscar integração na região (roteiros conjuntos); e investimentos e parcerias.

Cartilhas e notas técnicas da CNM estão disponíveis na Biblioteca Digital da entidade. Dúvidas podem ser esclarecidas no e-mail: turismo@cnm.org.br. Acesse aqui a galeria de fotos. A programação dos Seminários Novos Gestores – Edição Nordeste será retomada a partir das 9h desta terça-feira, 19 de janeiro, com a palestra. A trajetória construtiva e do movimento municipalista brasileiro e o protagonismo da CNM.

Por: Allan Oliveira

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas