Home / Comunicação / Gestores nordestinos esclarecem dúvidas da Assistência Social em congresso da AMA

Notícias

20/01/2023

Compartilhe esta notícia:

Gestores nordestinos esclarecem dúvidas da Assistência Social em congresso da AMA

RosangelaDepois de uma palestra na área de Turismo, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) marcou presença para orientar os gestores do Nordeste no congresso organizado pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Os participantes conheceram e esclareceram dúvidas das ações da Assistência Social com a consultora da entidade Rosângela Ribeiro.

A colaboradora da CNM pontuou as prioridades e as principais dificuldades enfrentadas pelos gestores públicos na Assistência Social. Dentre elas, a recomposição orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (Suas), o novo critério de distribuição dos recursos do cofinanciamento federal no âmbito do Suas e a garantia de renda básica no formato do Bolsa Família.

Os participantes receberam também orientações em relação à expansão de serviços e, principalmente, a atuação dos Estados de modo geral para que aumentem a sua participação tanto no cofinanciamento com o apoio financeiro quanto tecnicamente. Nesse aspecto, a colaboradora da CNM reiterou o foco no processo de planejamento e de diagnóstico municipal com dados que refletem a capacidade que o Município tem de atendimento e de estrutura.

Outras prioridades
Os processos de planejamento da Política de Assistência Social foi outro ponto em pauta. Nesse aspecto, a colaboradora destacou o monitoramento e avaliação como ferramentas para uma reestruturação do Suas. Na oportunidade, além da CNM, a equipe da AMA e do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) de Alagoas discutiram informações relacionadas ao Cadastro Único (CadÚnico).

Um dos pontos referentes a esse assunto foi como aprimorar o preenchimento do cadastro e o uso dos dados dentro do cadastro. O público ainda conheceu pontos do cofinanciamento estadual e federal recebido: como se registra, executa e presta contas dos recursos. Por fim, o painel trouxe informações de ações relacionadas à situação de calamidade e de emergência, com maior destaque para a pauta municipalista e as iniciativas que o novo governo federal precisa dedicar mais atenção no atendimento à população.


Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas