Home / Comunicação / Gestores podem participar de audiência pública virtual sobre compartilhamento de postes, nesta quinta-feira, 31

Notícias

28/03/2022

Compartilhe esta notícia:

Gestores podem participar de audiência pública virtual sobre compartilhamento de postes, nesta quinta-feira, 31

energia eletricaA Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizará na próxima quinta-feira, 31 de março, a partir das 14h30, evento virtual para discutir com a sociedade a proposta de reavaliação da regulamentação sobre compartilhamento de postes entre distribuidoras de energia elétrica e prestadoras de serviços de telecomunicações.

O evento será realizado por meio de videoconferência, com a apresentação da proposta pelos técnicos da Anatel e respostas aos eventuais questionamentos encaminhados pelos participantes e pode ser acompanhado no portal da Agencia, na área de Transmissão ao vivo do governo Federal. A Confederação Nacional de Municípios (CNM), incentiva e orienta a gestão local a participar desta consulta pública. 

Os gestores interessados em manifestar suas dúvidas ou contribuições oralmente durante o Seminário, deverão solicitar de maneira antecipada o uso da fala, até o dia 30 de março, direcionando uma mensagem para o e-mail regulamentacao@anatel.gov.br, se identificando e declarando o uso de manifestação oral.

A Anatel ressalta que durante o evento, dúvidas também poderão ser apresentadas por meio do envio da pergunta, para o endereço eletrônico regulamentacao@anatel.gov.br e serão respondidas ao final da apresentação ou após o término do evento, caso não seja possível responder todos os questionamentos durante a sessão.

A CNM reforça a importância da participação dos gestores, visto que, o objetivo é disciplinar um novo regulamento para o uso compartilhado de postes entre os setores de energia elétrica e telecomunicações. O compartilhamento de infraestrutura entre setores traz uma série de benefícios para a sociedade, uma vez que reduz custos para a expansão e universalização dos serviços e acelera sua implantação. Isso porque, a prestação dos serviços de telecomunicações, via de regra, depende da implantação de infraestrutura de suporte com o compartilhamento de postes com o setor de energia elétrica com a finalidade de reduzir os custos de implantação da rede de suporte aos serviços de telecomunicações.

A audiência pública integra as etapas da Consulta Pública nº 17/2022 e propõe-se a criação da figura do explorador de infraestrutura, a quem caberá a adequada gestão dos ativos detidos pelas distribuidoras de energia elétrica, essenciais aos dois setores. Vale destacar, que a consulta pública é conjunta entre a Anatel e a Aneel. No site da Anatel, a administração local pode visualizar acessando a consulta 17/2022, com encerramento para o dia 18 de abril.

A CNM ressalta que um dos pontos de destaque da consulta pública, refere-se às dimensões relacionadas à regularização do passivo de postes com ocupação irregular, às regras gerais de compartilhamento, inclusive quanto à disseminação de informações, e aos preços pela utilização dos pontos de fixação em postes. Além disso, esclarece que o poder público tem competência para disciplinar as regras paisagísticas de matéria urbanística na temática, ao passo que a União disciplina os aspectos de compartilhamento das infraestruturas.

Da Agência CNM de Notícias, com informações da Anatel


Notícias relacionadas