Home / Comunicação / Gestores têm até 22 de abril para se inscreverem em Prêmio Arte Monumento Brasil 2016

Notícias

06/04/2016

Compartilhe esta notícia:

Gestores têm até 22 de abril para se inscreverem em Prêmio Arte Monumento Brasil 2016

06042016_premioartemonumento_mincO edital Prêmio Arte Monumento Brasil 2016 teve o prazo para recebimento de projetos prorrogado. Agora, os interessados em receber R$ 30 mil para criar obras permanentes de artes visuais - como monumentos, instalações, murais, grafites, mosaicos, estátuas, entre outros - inspiradas na temática olímpica e paralímpica terão até 22 de abril para se inscrever.

A decisão de adiar o prazo inicialmente previsto para 7 de abril foi publicada nesta quarta-feira, 6 de abril, no Diário Oficial da União (DOU). Cada proponente contemplado neste edital receberá o recurso, em uma única parcela, e terá até 45 dias, a partir do depósito, para realizar integralmente o projeto.

O Prêmio Arte Monumento Brasil 2016 irá selecionar, ao todo, 70 projetos de obras que deverão ser instaladas em locais públicos de grande circulação e visitação em cidades por onde passará a tocha dos Jogos Rio 2016. De acordo com o comitê organizador dos Jogos, mais de 300 cidades de todos os Estados do País integrarão este circuito.

O objetivo do prêmio é valorizar a diversidade e a regionalidade das artes visuais brasileiras, promovendo maior democratização e acesso a bens culturais e, ao mesmo tempo, marcar a realização dos Jogos e a passagem da tocha por todo Brasil. O edital é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com a Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República.

Inscrições
Para se inscrever, os proponentes deverão enviar currículo profissional, desenho, croqui ou esboço que simule graficamente a obra e comprovante de residência. No caso de inscrição de coletivos de artistas, também é exigida carta de anuência de cada um dos membros que compõem o coletivo informando o conhecimento do projeto. Também deverá ser enviada uma carta de anuência da prefeitura relativa ao espaço público em que se pretende afixar ou instalar a obra, além de imagens que mostrem com exatidão qual será esse espaço.

Confira aqui os procedimentos para inscrição e submissão das propostas.


Notícias relacionadas