Home / Comunicação / Goiânia recebeu CNM Qualifica em edição especial para Expo Municípios

Notícias

09/08/2019

Compartilhe esta notícia:

Goiânia recebeu CNM Qualifica em edição especial para Expo Municípios

CNMComo parte da programação paralela da Expo Municípios 2019 – maior encontro municipalista do Estado de Goiás, realizado em Goiânia nesta quarta e quinta-feira, 7 e 8 de agosto –, o CNM Qualifica levou conhecimento aos gestores e técnicos presentes sobre saúde e assistência social. Diferente das outras edições, que são gratuitas apenas para servidores de Municípios contribuintes à Confederação Nacional de Municípios (CNM), o curso foi aberto para todos os participantes do evento, organizado pela Federação Goiana de Municípios (FGM).

A consultora de saúde da CNM, Carla Albert, abriu as atividades do primeiro dia. Logo no início da capacitação sobre Gestão da Saúde, ela explicou as ferramentas que a entidade dispõe para os contribuintes e o conteúdo que está acessível ao público geral no site. “Vocês estão tão pertinho de Brasília, onde está nossa sede. Têm que aproveitar a estrutura e os técnicos da CNM”, disse. Entre os materiais, ela citou a cartilha Atenção primária a saúde: Acesso e Comunicação, publicada recentemente na Biblioteca.

Como ela explicou, muitos Municípios ainda não definiram formalmente os modelos de acesso da população aos serviços de saúde. É comum, para a maioria, trabalhar com o sistema tradicional de marcação de consulta por filas diárias e ter unidades de Saúde da Família que fazem o pré-atendimento. “Para explicar como a definição desses modelos influenciam o acesso, elaboramos a cartilha. Os Municípios devem pensar nos processos das unidades de atendimento e em como a comunicação ajuda nas ações”, justificou.

Como exemplo, ela citou as campanhas de vacinação, que dependem de estratégias comunicacionais e materiais publicitários para sensibilizar a comunidade. Outro ponto que, segundo Carla, merece atenção dos técnicos e servidores municipais é a saúde mental, com a qual a rede primária tem condições de trabalhar.09082019 CNM Qualifica Goiânia

Na quinta-feira, foi a vez da consultora da CNM Rosângela Ribeiro falar sobre O papel dos Municípios na rede socioassistencial. Das 8h30 às 17h, ela falou sobre temas básicos da área, como a Política Nacional, o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e as competências de cada Ente da Federação; além de especificidades, a exemplo dos blocos de financiamento e do Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

Confira o calendário das próximas edições no site do CNM Qualifica.

Por Amanda Maia
Da Agência CNM de Notícias

Leia também

Aroldi apresenta os pleitos do segundo semestre e pede união dos gestores de Goiás

Cerimônia de abertura da Expo Municípios, em Goiânia, tem homenagens e discursos pelo municipalismo


Notícias relacionadas