Home / Comunicação / Governo da Bahia confirma rompimento parcial na barragem do Quati em Pedro Alexandre (BA)

Notícias

12/07/2019

Compartilhe esta notícia:

Governo da Bahia confirma rompimento parcial na barragem do Quati em Pedro Alexandre (BA)

Foto Secom/Governo BahiaO governo da Bahia confirmou, nesta sexta-feira, 12 de julho, rompimento na barragem do Quati, no Município de Pedro Alexandre (BA). A vistoria foi feita por técnicos da Defesa Civil do Estado e do Corpo de Bombeiros. Ontem, 11 de julho, havia sido informado o transbordamento da barragem. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanha a situação.

Por nota, o governo estadual explica que, inicialmente, a barragem – com rachaduras nas laterais – transbordou. A pressão da água, porém, provocou o rompimento parcial. Uma nova vistoria será feita no fim desta sexta “para verificar a extensão dos danos e a situação de barragens vizinhas ao Quati”.

Além de provocar inundações em Pedro Alexandre (BA), o rompimento causou maiores danos no Município vizinho Coronel João Sá (BA), que fica em um nível mais baixo. A BR-235 na altura de Pedro Alexandre (BA) e de Poço Redondo (SE) também foi atingida pelas águas e está coberta de lama. Não há registros de mortes ou desaparecidos.

O Ministério do Desenvolvimento Regional informou, também por nota, que equipes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil acompanham a situação desde as primeiras horas. A população de Coronel João Sá, município baiano afetado pela inundação, foi alertada, por mensagem de celular, a evacuar áreas próximas ao Rio do Peixe, que passa pelo centro urbano. Ainda segundo a pasta, técnicos da Defesa Civil Nacional foram designados ao Município para acompanhar os trabalhos e auxiliar equipes locais.

Da Agência CNM de Notícias
Foto: Secom/Governo da Bahia


Notícias relacionadas